Mas, para ter sucesso nas carreiras de Marketing Digital é necessário unir conhecimento e prática.
Dessa forma para se dar bem no setor, vale a pena investir em educação continuada, além de experiência.
Nesse texto, você vai saber tudo sobre Estágio em Marketing Digital. Confira:
O boom do Marketing Digital
A evolução natural da tecnologia após o início do uso comercial da internet em meados dos anos 90 resultou no boom do Marketing Digital no meio da década de 2000.
Com a criação de mecanismos de busca como o Google (1997), não demorou muito para ocorrer o boom do SEO (2004).
Além disso, teve ainda o boom das redes sociais em 2010 (com a popularização do Facebook e Twitter) que gerou novas oportunidades de negócio para empreendedores na internet.
Foi nesse contexto que as empresas começaram a investir cada vez mais em Marketing Digital.
Com isso a demanda por profissionais qualificados na área aumentou bastante e surgiram até várias oportunidades para estagiários no segmento.
Quais são as formações associadas ao Marketing Digital?
Para conseguir estágio em agência de Marketing Digital, e-commerces ou outros tipos de empresas, é necessário estar cursando ensino superior.
As graduações que as empresas mais procuram costumam ser:
- Marketing
- Publicidade
- Jornalismo
- Administração
- Áreas relacionadas (por exemplo: Estudos de Mídia, Comunicação Social, Engenharia de Produção, etc.)
O que faz um estagiário de Marketing Digital?
De acordo com as necessidades da empresa que o universitário está atuando as atividades do estágio podem variar.
Mas, as principais são:
- Gestão de redes sociais
- Criação de conteúdo relevante para blogs (institucionais ou de terceiros), sites ou e-commerces e até releases
- Atendimento publicitário (principalmente em agências)
- Criação de personas e entendimento aprofundado do público-alvo
- Análise de métricas, performance e resultados
Competências que as empresas de Marketing Digital valorizam
Conhecimentos e habilidades são importantes para um estagiário de Marketing Digital, mas atualmente as empresas estão valorizando muito mais atitudes que tenham a ver com a cultura organizacional e com o negócio em si.
Isso porque a pessoa pode muito bem aprender uma ferramenta (habilidade) ou um outro idioma (conhecimento) quando é da natureza dela ser curiosa e aberta ao aprendizado (atitudes)
Conhecimentos
- Escrever e se comunicar muito bem em nossa língua (nada de erros de português);
- Dominar um segundo idioma (inglês, espanhol ou um outro que tenha a ver com o ramo do negócio).
Habilidades
Apesar de estágio ter como finalidade aplicar na prática os conhecimentos aprendidos na universidade, é um fato que as empresas preferem estagiários que tenham alguma experiência com:
- Gestão de redes sociais;
- Google Analytics;
- SEM Rush;
- Alguma plataforma de e-mail marketing e/ou CRM;
- Google Ads e/ou Facebook Ads.
Atitudes
- Gostar de trabalhar em equipe;
- Ser comunicativo;
- Saber se relacionar bem com as pessoas;
- Ter proatividade;
- Ser analítico;
- Ter iniciativa;
- Focado em resultado;
- Saber negociar;
- Ser flexível;
- Agir como dono do negócio;
- Ser criativo;
- Querer aprender sempre mais;
Qual a média salarial de um estagiário de marketing digital?
O valor da bolsa de estágio na área pode variar bastante nas diferentes regiões do Brasil.
Mas, de acordo com o site Vagas.com, um estagiário de Marketing Digital recebe, em média, R$ 1.100.
Áreas que um estagiário de deve buscar entender
É no estágio que se ganha experiência para o mercado.
Por esse motivo o ideal é aproveitar ao máximo a oportunidade para aprender tudo que puder. Inclusive para decidir o próximo passo em sua carreira.
Dentro do departamento de marketing de uma empresa ou atuando em uma agência digital, o universitário tem a chance de aprender diferentes processos e desenvolver variadas competências.
Isso porque trabalha com profissionais de áreas distintas como:
- Conteúdo;
- SEO;
- Gestão de Mídias Sociais;
- Links patrocinados;
- Tecnologia;
- Atendimento;
- Comercial.
Aprenda bastante, mas sem perder o foco no seu plano de carreira
Então, por exemplo, se você planeja se tornar Analista de Marketing Digital deve começar a ter experiência nas atividades do cargo o quanto antes.
Aprender a usar o Google Analytics é fundamental, mas não é o suficiente.
É importante também colocar a mão na massa trabalhando com:
- Criação de conteúdo relevante;
- Campanhas de links patrocinados;
- Campanhas de e-mail marketing;
- Criação de peças publicitárias;
- SEO.
Por onde começar?
Fazer um bom curso de Marketing Digital (de preferência algum ministrado por um profissional da área que una teoria e prática para você ganhar experiência) é o primeiro passo para conseguir um estágio.
Já tem experiência como estagiário?
Então aprender mais pode ajudar você a ser efetivado.
Ou até mesmo conquistar um emprego na área como assistente ou analista em uma empresa que paga mais.
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