O estágio é, para muita gente, o começo da vida profissional. Nessa fase, todos são inexperientes e ficam sem saber como agir em uma empresa ou como conviver com os colegas de trabalho. Se você é um deles, conheça aqui 7 erros que um estagiário pode cometer.
O estágio é uma etapa importante na carreira de qualquer pessoa. A vivência é como se fosse um laboratório mesmo para a vida profissional. É nessa fase que alguns erros podem ser aceitos, mas é também principalmente a oportunidade de saber como funciona o mercado de trabalho escolhido.
O que acontece é que muita gente acha que, só porque ganha pouco ou trabalha menos, o estágio é menos importante que um emprego com carteira assinada, aí, demonstram pouco interesse no aprendizado. Só que não é bem assim.
Se quiser aproveitar ao máximo seu estágio, dê uma olhada abaixo e tente evitar tais situações.
Erros que um estagiário pode cometer
1- Apenas obedecer ordens
A acomodação é uma das piores atitudes que um estagiário pode demonstrar no trabalho. Ele não pode ficar apenas aguardando ordens, ou achando que a sua função é menos importante. É bom tomar iniciativa às vezes, dar ideias, e não só fazer o que lhe é pedido.
2- Não perguntar
O interesse no aprendizado deve ser sempre maior que o receio de parecer inexperiente. É comum o medo de “atrapalhar” os superiores com perguntas, mas geralmente isso não acontece, já que a curiosidade costuma ser uma qualidade positiva em um estagiário e é normal que ele tenha dúvidas, justamente por estar começando no mercado de trabalho.
3- Manter uma relação distante com o gestor
O mesmo medo de fazer perguntas, pode atrapalhar na relação do estagiário com seu chefe, afinal, ele está lá para ajudá-lo a crescer na profissão. Mesmo que pareça difícil, ter uma relação mais próxima com o superior é fundamental, e isso vai ajudar para o resto da sua vida profissional.
4- Esquecer que é um iniciante
Para uma boa postura na empresa, é bom sempre lembrar que você está em início de carreira. Muitos chegam achando que “sabem muito” sobre sua profissão, já que estão aprendendo na faculdade. Mas a vivência real pode ser outra. Então, tome cuidado para não parecer arrogante.
5- Não fazer parte da equipe
Devido à pouca idade ou posição na empresa, muitos estagiários pode sentir que “valem menos” que outros funcionários. Mas não é assim que acontece. Os aprendizes devem participar de reuniões, almoços, confraternizações e happy-hours. Tente apenas evitar fofocas ou brincadeiras que possam comprometer a sua imagem profissional na empresa.
6- Não largar o celular
Hoje em dia, muitos jovens não desgrudam de seus celulares, é quase um vício. Na grande maioria das empresas, usar o smartphone não será um problema, mas esse uso não pode atrapalhar o trabalho, deve ser uma “relação saudável”. Preste atenção ao tempo que gasta com seu celular e tente não parar muito suas atividade só para checar suas redes sociais.
7- Realizar apenas as tarefas em si
Claro que todo estagiário será cobrado pelas funções que lhe cabem, mas elas não podem ser sua única preocupação. Quem quer apenas mostrar que é bom em suas atividades perde a oportunidade de mostrar quem é, ou seja, perde a chance de que as pessoas vejam quem você realmente é, seu comportamento e reações frente às situações, que acabam sendo essenciais para uma possível contratação.
Evite os erros e aproveite ao máximo sua experiência como estagiário, afinal, é ali que sua vida profissional está dando o primeiro passo.
Canal do Ensino