O engenheiro mecânico Leonardo Almeida deu o pulo do gato graças ao seu interesse e disposição em aprender. Mais do que conhecimento, CEOs das empresas estão valorizando a disposição de aprender dos estagiários e investindo em sua formação prática.
Segundo dados da Associação Brasileira de Estágios (Abres), atualmente cerca de 900 mil estudantes brasileiros (do ensino superior e médio técnico) atuam como estagiários, e para grande maioria deles essa introdução ao mercado de trabalho, além de ser a primeira, é a oportunidade de ouro para se alcançar uma carreira de sucesso.
E foi justamente essa oportunidade de ouro que o engenheiro mecânico Leonardo Almeida Andrade aproveitou, passando de estagiário para sócio do grupo Skyline Inovação e Produções, empresa goiana de atuação nacional e especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado imobiliário. Depois que entrou como estagiário em 2017, logo foi efetivado e cinco anos depois, em razão de sua sinergia com os sócios, proatividade e desempenho, ele foi convidado a se tornar sócio de um novo negócio da empresa, a Go Vivência Virtuais, franquia exclusiva em Goiás da iTeleport, empresa especializada na renderização e modelagem em 3D de projetos arquitetônicos.
Ainda como estagiário, Leonardo colaborou no desenvolvimento de um dos principais produtos oferecidos pela Skyline Inovação e Produções, as Telas Interativas, uma ferramenta utilizada por corretores de imóveis para apresentação 100% digital de um empreendimento. “A grande disponibilidade e vontade de aprender apresentadas por Leonardo Almeida chamaram nossa atenção, ele inclusive aceitou o desafio de pesquisar e estudar as ferramentas necessárias para a nova solução que estávamos criando”, conta um dos sócios da Skyline Andreyve Melo.
A empresa acredita que a prática tem se tornado mais relevante do que a teoria em alguns tipos de cursos, e a melhor forma de iniciar essa prática, ainda na faculdade, é pelo estágio. Por isso, ela aposta nos jovens talentos e, inclusive, não exige o conhecimento necessário para a função que irá exercer, porque dará tal capacitação. “Então, o que é mais importante para nós como critério de seleção são, além de proatividade, a criatividade, a disposição de trabalhar em equipe e a abertura para aprender”, afirma a psicóloga responsável pelo Recursos Humanos, Marina Lorena Santana de Oliveira.
Na empresa, o estágio é porta de entrada para muitos outros colaboradores. O recém-formado publicitário João Vitor Lima Caldas, de 24 anos, é outro colaborador da Skyline que entrou na empresa pela porta do estágio. Também sempre demonstrando pró-atividade e abertura para aprender no trabalho, logo depois de três meses atuando como estagiário, foi efetivado. “A Skyline confiou em mim desde de sempre, desde o início, para eu poder desenvolver a minha função aqui integralmente. Sou o primeiro publicitário da empresa e entrei para fazer a comunicação no digital, e essa confiança e liberdade para desenvolver o meu trabalho segue aumentando”, avalia.
Vagas abertas
Atualmente, a Skyline está com um novo processo seletivo para uma vaga de estágio, desta vez para o curso de Design Gráfico, mas segundo Marina Lorena Santana de Oliveira, a empresa já estuda abrir novas vagas em breve. “Temos também o interesse de abrir vagas para programador, na área de marketing e publicidade”, salienta.
A especialista também dá algumas dicas importantes a quem está na busca de uma oportunidade de estágio. “É sempre importante que o candidato demonstre comprometimento e interesse, e isso se demonstra com pontualidade de horário na entrevista, mesmo que seja online. A pessoa precisa ter uma postura profissional, ter boa comunicação e saber realmente passar a mensagem que quer passar”, sugere.
Imobnews.