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Conheça as dicas da ABRE para abrir uma vaga atrativa

A ABRE está sempre pensando e trazendo soluções inovadoras para benefício dos seus clientes.

1 – Qual o objetivo de se pensar nos atrativos de uma vaga?
Facilitar a atração de bons candidatos que tenham afinidade com as atividades, objetivos e resultados esperados. O resultado do trabalho de um colaborador depende, além do conhecimento e da habilidade, principalmente da afinidade que a pessoa tenha com a tarefa.

2 – O que posso considerar na vaga para torná-la mais atrativa para os candidatos?
2.1 – Nas atividades
– Promova grandeza nas atividades. O que pode ser feito a mais na atividade que a torne mais nobre e ao mesmo tempo traga mais resultado para a empresa e desafio para o estagiário?
– Sempre tenha a possibilidade e abertura para melhorias contínuas nas atividades através de sugestões e criatividade dos estagiários. Logicamente as sugestões devem ser avaliadas e aprovadas pela empresa antes da implementação, mas o fato de possibilitar ao estagiário participar do processo de construção das melhorias vai promover a motivação deles e resultados para a empresa.
– Interação com clientes internos e externos. Possibilitar o contato dos estagiários com as pessoas que recebem o trabalho deles vai ampliar a visão dos estagiários e ao mesmo tempo promover a melhoria da qualidade da empresa. O estagiário poderia participar do processo de satisfação dos clientes, caso já tenha implantado ou utilizar o estagiário na implantação do sistema.
– Interação com fornecedores internos e externos. Possibilitar o contato dos estagiários com as pessoas que fornecem produtos e serviços para o trabalho deles vai ampliar a visão dos estagiários e ao mesmo tempo promover a melhoria da qualidade da empresa. Os estagiários poderiam participar do processo de especificação de produtos e serviços, caso já tenha implantado ou utiliza-los na implantação do sistema de especificação.

2.2 – Nos trabalhos em equipe
Promova trabalhos em equipe na proporção adequada de maneira que o estagiário não fique apenas fazendo trabalhos individuais. Ter nas atividades ou nas observações da vaga uma alusão a trabalhos em equipe pode atrair bons candidatos que tenham essa característica pessoal e tão importante, pois além de promover engajamento do estagiário, é muito interessante para os resultados da empresa.

2.3 – No valor da bolsa
Estabeleça um valor justo com a vaga e compatível com o mercado. Tentar economizar com valores de bolsa muito baixos não tem sido uma boa prática para as empresas. As perdas listadas abaixo inviabilizam bolsas de valor muito baixo.
– Demora em preencher a vaga. Um posto de trabalho vago, pode provocar perdas significativas.
– Atração de candidatos fracos. Na maioria das situações, apenas candidatos fracos se submetem a bolsas baixas. Ter estagiários fracos, atraídos por uma bolsa baixa pode provocar uma perda maior do que a economia desejada.
– Alta rotatividade. Na primeira oportunidade de encontrar um estágio com bolsa maior, o estagiário tende a abandonar o estágio com bolsa muito baixa provocando uma rotatividade sem fim. Isto geralmente é observado no mercado. Essa rotatividade provoca perda de tempo e dinheiro para selecionar novos colaboradores, treinar pessoas, amargar baixos rendimentos (pela qualidade do estagiário e por ser novato) até que a pessoa desenvolva habilidade e em seguida perde o colaborador para quem paga melhor.

2.4 – No desenvolvimento do estagiário
Estabeleça condições de supervisão e liderança favoráveis ao desenvolvimento profissional do estagiário. Uma sinalização neste sentido tende a atrair candidatos interessados em levar a sério o estágio e voltados a resultados. A prática de uma boa supervisão vai manter o estagiário motivado, retendo bons talentos.

2.5 – Oportunidade de contratação
Se realmente existem chances de contratação, é uma boa prática sinalizar isto na oportunidade, pois atrai pessoas comprometidas com o médio e longo prazo.
Além destas possibilidades apresentadas, recomendamos que as empresas se inspirem em promover condições favoráveis para atrair e manter pessoas que farão a diferença no sucesso do negócio. O ABRE estará à disposição para dar suporte a seus clientes neste sentido.

Além destas possibilidades, recomenda-se que as empresas busquem promover condições favoráveis para atrair e manter pessoas que farão a diferença no sucesso do negócio. 

Ricardo Mesquita

Gestor Unidade ABRE Recife

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