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Surfe no meio do expediente e folgas flexíveis: como empresas atraem a geração Z

Os benefícios oferecidos por companhias como Netflix e Ben & Jerry’s são voltados para saúde emocional, prioridade para jovens que chegam ao mercado

Apesar das demissões em massa e congelamento de novas contratações, a geração Z ( Também conhecidos como centenials, por terem vindo ao mundo em plena mudança de século — os mais velhos são do ano de 1995 e os mais novos nasceram em 2010 —, chegaram com um tablet e um smartphone debaixo do braço ) não está deixando de se candidatar a vagas de emprego. Eles priorizam a saúde mental e emocional e querem que seus futuros empregadores façam o mesmo.

Uma pesquisa recente da TimelyCare, que oferece apoio emocional a estudantes, revelou que 92% dos universitários acreditam que os empregadores devem oferecer benefícios de saúde mental, e mais de um terço está priorizando essas empresas durante a busca por emprego.

A Geração Z  deve representar 27% da força de trabalho até 2025, e os executivos que procuram atrair os melhores talentos podem se beneficiar ao pensar nos benefícios de saúde mental que podem oferecer e em seu compromisso de garantir que os funcionários os usem.

O novo “greenwashing”?
O “greenwashing” é um problema entre as empresas que tentam criar uma boa imagem por suas ações ecologicamente corretas sem realmente mudar seus comportamentos ambientais. Da mesma forma, o “wellwashing”, ou fingir ter atitudes voltadas para o bem-estar sem de fato ter essa preocupação, também pode ser prejudicial.

Os funcionários que priorizam a saúde mental são capazes de identificar empresas que simplesmente falam, mas não fazem nenhuma mudança organizacional para apoiar as iniciativas.

Em um fórum realizado no ano passado pela comunidade de carreira estudantil Handshake, os alunos do painel enfatizaram uma coisa importante para avaliar e tomar cuidado em um possível empregador.

A desconexão entre o que uma organização defende publicamente sobre saúde mental e quais recursos e práticas de bem-estar ela fornece para suas equipes. As empresas que podem provar um compromisso autêntico com a proteção do bem-estar mental e emocional de seus funcionários são recompensadas.

Quem fala e faz
E elas estão percebendo esse movimento. Um relatório recente da associação de recursos humanos SHRM (Society of Human Resource Management) revela que quase 78% das organizações atualmente oferecem ou planejam oferecer recursos de saúde mental no próximo ano.

“É uma situação em que todos saem ganhando – as empresas podem se beneficiar ao recrutar e reter os melhores talentos, e os trabalhadores se beneficiam ao ter acesso a recursos que irão melhorar suas vidas”, disse Rocki Basel, pesquisadora-chefe da SHRM.

E enquanto um estudo recente mostra que pode haver uma desconexão entre o que a maioria dos empregadores oferece (sessões gratuitas de aconselhamento pessoal e virtual, por exemplo) e o que os funcionários realmente desejam (dias dedicados à saúde mental e assinaturas de aplicativos de meditação), pelo menos os benefícios de saúde mental no trabalho estão se tornando cada vez mais uma realidade – e de algumas maneiras muito originais.

Forbes

 

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