Mais um ano se inicia! O que você vai fazer de diferente?
Ano novo, vida nova! Depois da virada de mais um ano, existe algo diferente no ar. Já diz o poeta: “Ainda bem que existem janeiros (…)“.
Na mídia, na rua, no trabalho é comum ouvir alguém dizer que: neste ano comprará uma casa; viajará para tal lugar, trocará de carro ou dizer que “este ano será tudo diferente!”. São sonhos e metas que se entrelaçam e dão um novo ânimo à vida.
Qual é a diferença que separa o sonho da meta?
Algo interessante que descobri nesses dias é a diferença que separa um sonho de uma meta. Talvez, até hoje, você só tenha sonhado com o que gostaria de realizar na vida, mas nunca deu nem um passo concreto para realizar esse sonho, ou seja, está vivendo sem meta.
Segundo a psicóloga e escritora Danielle Tavares – “Meta é um alvo definido. Um ponto certo onde se quer chegar. E pode-se aplicar esse conceito nas diversas áreas da vida: família, profissão, estudo, relacionamento afetivo e social, economia, finanças pessoais etc.”.
Em clima de recomeço, considero importante avaliar nossos reais objetivos e reconhecer quais deles são metas. “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho já serve”.
Quando não buscamos, concretamente, o que queremos ou sonhamos, acabamos “atirando para todos os lados” sem acertar o alvo. Desse jeito pode-se chegar ao final sem ter o que comemorar e, isso, não é a vontade de Deus para nenhum dos seus filhos, inclusive você.
Que rumo tem dado para sua vida?
Pergunto-lhe: “Você sabe que rumo está dando para sua vida, com o trabalho que realiza agora?”. “Tem buscado no dia a dia o que realmente deseja alcançar?”. Se a resposta for negativa, provavelmente, você não esteja feliz e, é possível que a sua vida esteja sem sentido. Então, vem a pergunta: “E agora, o que fazer?”. Acredito que, neste e em todos os casos, devemos sempre lembrar de que nunca é tarde para recomeçar. Independentemente da idade ou da situação em que esteja, com a graça de Deus e força de vontade, tudo é possível.
Sonhar e querer algo é importante, porém, isso não basta quando se trata de realização. É hora de traçar metas e dar passos concretos.
Ouvi uma historinha há pouco tempo que me ajudou a entender a diferença entre meta e sonho, veja só: “Havia cinco macacos no galho de uma árvore: dois deles decidiram pular e pegar algumas bananas que estavam ali perto”. Então, vem a pergunta: “Quantos macacos permaneceram no galho?”. A resposta é simples: os cinco animais continuaram no galho. Sabe por quê? Porque decidiram pular, mas nenhum deles, de fato, pulou.
Comece o ano bem
Precisamos começar bem o ano para vivê-lo bem por inteiro. Definir as prioridades e dar passos para se chegar “no lugar” que se quer é um ótimo ponto de partida. Disso vem a transformação de vida: a partir das atitudes e preferências concretas do dia a dia. Claro que, isso não se consegue de uma hora para outra, pois empenho e perseverança são fundamentais. É, também, uma questão de escolha e disciplina pessoal.
O apóstolo Paulo, em uma de suas cartas, diz: “Nenhum atleta será coroado se não tiver lutado segundo as regras” ( II Timóteo 2 , 5). Que o Senhor nos ensine a buscarmos do jeito certo as metas que queremos alcançar neste ano novo e sempre.
Feliz Vida Nova para você!
Canção Nova