Já passou horas lendo um livro sem ao menos se dar conta? Este é um dos seus hobbies preferidos? Então, certamente, já considerou investir em um curso que envolva bastante leitura.
Assim como tem aqueles que se interessam mais por áreas com bastante cálculo e questões logísticas, há também quem se identifique com os cursos que propiciem bons debates e reflexões — sem falar naqueles que têm aptidão para as áreas de saúde e tantas outras que podem ser escolhidas, não é mesmo?
Pensando nisso, no post de hoje, vamos listar x cursos ideais para quem gosta de ler. Confira:
7 cursos ideais para quem gosta de ler
1. Letras
O curso de Letras vai te propiciar um leque sem igual de habilitações. Ao cursá-lo, a primeira escolha que vai ser feita é optar pela licenciatura ou pelo bacharelado. Depois, é chegado o momento de selecionar qual vai ser a sua ênfase de estudo, tanto em relação à língua como também especialização.
Por exemplo, é possível escolher entre português, inglês, espanhol, alemão, italiano, entre tantas outras línguas que a instituição de ensino pode ofertar. Já na especialização, é possível selecionar entre tradução, literatura, linguística, edição etc.
O tradutor, por exemplo, não só vai precisar ler diferentes tipos de textos, como ser capaz de interpretá-los e traduzi-los da melhor forma possível, sendo capaz de manter a essência do material original, mas, também, garantir que a tradução seja compreensível para quem for ler.
Certamente, o que não vai faltar é leitura nessa graduação, tanto de textos teóricos como de literatura. E você, como gosta de ler, vai se deliciar com as indicações dadas pelos professores.
2. Comunicação Social
Nossa segunda dica engloba mais de um curso em apenas um tópico! A área de comunicação social pode te proporcionar 3 caminhos diferentes: Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas.
Por mais que tenham uma base semelhante e a comunicação como ponto-chave, cada uma dessas graduações apresenta suas especificidades e possibilidades de atuação.
Abaixo, comentamos melhor sobre cada uma das áreas:
Jornalismo
Todo jornalista, geralmente, tem duas características em comum: ama ler e escrever. O profissional deve ficar sempre por dentro dos fatos e descobrir a melhor forma de contá-los para as outras pessoas.
Para dominar a arte da escrita, uma das principais estratégias é ler bastante, pois ajuda a aumentar o vocabulário, a observar a forma como os autores constroem as frases e também exercita o cérebro.
Durante a graduação terão momentos práticos e teóricos (com bastante leitura), de modo que o futuro jornalista saia preparado para o mercado.
Publicidade
O publicitário é um profissional criativo e com grande capacidade de imaginação e criação, pois, assim, será capaz de elaborar campanhas que realmente cativem o público-alvo.
Para tanto, ele deve estar sempre por dentro das principais tendências e buscar se informar de tudo um pouco, sendo capaz de fazer uma boa pesquisa como ninguém. Por conta disso, a leitura vai ser sempre um fator primordial!
Relações Públicas
A última vertente da comunicação é o curso de Relações Públicas. Uma das principais funções desse profissional é trabalhar nas áreas de comunicação das empresas, elaborando conteúdos corporativos que estejam condizentes com as estratégias e cultura do negócio.
Para conseguir fazer isso com maestria, este profissional deve ser muito bom em oratória e ter capacidade de argumentação e convencimento. Para desenvolver todos esses lados, a leitura pode ser uma forte aliada.
3. Psicologia
Antes de entrar na parte prática, o futuro psicólogo vai ter uma enorme carga teórica, de modo a aprofundar seus conhecimentos e dominar as principais vertentes.
Por conta disso, muitas serão as leituras ao longo do curso, visando torná-lo apto a entender e auxiliar os pacientes em suas questões comportamentais, profissionais, pessoais e sociais. Certamente você terá acesso a materiais de autores como Freud, Nietzsche e Jung.
4. Direito
O curso de Direito vai demandar leitura em todas as matérias, seja de materiais de estudo, leis e códigos, ou de processos e relatórios. Esta é uma área que está sempre passando por transformações, o que faz com que o profissional tenha que estar sempre se atualizando e aprimorando os seus conhecimentos.
Para quem já tem o hábito de leitura, consultar e analisar processos não vai ser um trabalho árduo. Além disso, o leitor assíduo tem capacidade maior de interpretação, o que vai ser imprescindível na hora de acompanhar textos técnicos e com um linguajar mais rebuscado.
5. Filosofia
O material de estudo do estudante de Filosofia contempla conteúdos produzidos desde antes de Cristo até os dias de hoje, ou seja, o que não vai faltar é leitura durante essa graduação. A leitura também vai ser preponderante na hora de provocar reflexões e levantar questionamentos, contribuindo para a elaboração de trabalhos e dissertações.
6. História
Assim como acontece no curso de Filosofia, é extensa a quantidade de conteúdo de leitura para quem pretende cursar História. Assim como os acontecimentos do passado são importantes para entender o que está acontecendo atualmente, a história é construída a cada dia e o profissional deve acompanhar de perto este desenvolvimento.
Não importa se a sua intenção é se tornar um historiador ou professor da área, é garantido que ler vai ser uma das suas atividades diárias. Considere quantos materiais importantes devem ser analisados, como cartas, documentos, textos etc.
7. Pedagogia
A formação do pedagogo requer que o profissional seja capacitado para desenvolver questões relacionadas à educação e que contribuam torná-la mais efetiva e de qualidade, estabelecendo métodos de ensino e atuação em sala de aula.
Esse profissional pode tanto atuar como professor, durante o ensino fundamental como na administração e secretaria da escola, gerenciando os assuntos educacionais.
Dessa forma, este profissional estará sempre tendo que ler algo, independentemente de ser textos teóricos e pesquisas ou provas e trabalhos elaborados pelos alunos.
Faro