Blog ABRE

O que é Graduação?

Graduação

Cursos de graduação são voltados para aqueles que já concluíram a educação básica e desejam conquistar um diploma do ensino superior. São várias as opções disponíveis atualmente em instituições públicas e privadas espalhadas por todo o Brasil.

Nesta página você pode tirar as suas dúvidas sobre Graduação: quais são os tipos de formação possíveis? Como ingressar em um curso de Graduação? O diploma é o mesmo para as graduações presenciais e a distância? Estas e outras perguntas são respondidas aqui. Boa Leitura!

O que é Graduação?

Primeiro nível da formação universitária, a graduação é a etapa de ensino que se alcança após a conclusão da educação básica. O termo se refere ao título universitário que é recebido por um indivíduo, e que permite que ele exerça uma profissão (à sua escolha) e ocupe uma posição mais qualificada no mercado de trabalho. Para obtê-lo, é necessário concluir pelo menos um dos cursos de graduação, ofertados no Brasil por faculdades, centros universitários e universidades públicas e privadas, com a autorização e reconhecimento do Ministério da Educação – MEC.

Quem pode fazer faculdade?

Os cursos de graduação são voltados para aqueles que já concluíram o ensino médio e desejam seguir uma carreira profissional que exige a formação superior. Eles podem ser cursados de maneira gratuita – nas instituições de ensino superior públicas ou nas particulares através de bolsas de estudo integrais (o Programa Universidade para Todos – Prouni é uma opção para este fim), – ou paga, nas faculdades privadas que cobram valores específicos para cada curso (saiba como conseguir descontos nas mensalidades).
Tanto nas públicas, quanto nas privadas, no entanto, é preciso ser aprovado previamente no processo seletivo para, assim, conseguir uma vaga na graduação. Dessa maneira, além de já ter terminado o 3º ano do ensino médio, é preciso obter boa pontuação no vestibular ou no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, que atualmente é o principal processo seletivo brasileiro, para conseguir fazer uma faculdade.

Vantagens de fazer faculdade

Após a conclusão do seu curso de graduação, o já profissional recebe um diploma que atesta a sua formação superior. Tal documento é exigido por diversas empresas nacionais e internacionais no processo de contratação de pessoal, ou seja, ter o diploma pode significar a conquista de um emprego na área de formação e vantagens no mercado de trabalho, que a depender da profissão pode ser extremamente concorrido.
Além de aumentar as chances de conseguir uma oportunidade de trabalho, o diploma de graduação devidamente registrado também pode garantir salários maiores: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no Brasil uma pessoa com o diploma universitário ganha 2,5 vezes mais do que alguém com apenas o ensino médio completo.
E não é apenas no mundo do trabalho que a graduação traz vantagens. A faculdade incentiva a pesquisa e o estudo, contribuindo com a formação pessoal dos seus estudantes e com construção da sua visão de mundo.

Tipos de Graduação

Depois de tomada a decisão de investir em um curso superior, chega a hora de escolher o tipo de graduação. São três as opções ofertadas no Brasil atualmente: Bacharelado, Licenciatura e Tecnológica, todas reconhecidas pelo MEC e com especificidades que as diferem quase que integralmente umas das outras.
Logo abaixo você encontra as principais características das graduações:
As graduações com titulação de bacharelado, licenciatura e tecnóloga podem ser encontradas nas seguintes modalidades de ensino:
• Graduação Presencial: é o curso tradicional, onde os assuntos são ministrados pelos professores nas salas de aula de uma Faculdade/Universidade. Nesta modalidade os alunos vão até a instituição durante toda a semana, no turno matutino, vespertino ou noturno, para assistir às aulas, participar de atividades práticas e interagir com os futuros colegas de profissão.
• Graduação Semipresencial: cursos semipresenciais têm, pelo menos, 20% de aulas presenciais, e o restante a distância (EaD). Geralmente o estudante comparece à faculdade uma vez por semana, para assistir aulas e participar de projetos. Nos demais dias ele deve estudar e realizar as suas atividades através da internet.
• Graduação a distância: o popular ensino EaD é indicado para aqueles que não possuem tempo hábil ou disponibilidade para estar presente todos os dias em uma Faculdade/Universidade. A graduação a distância conta com aulas disponibilizadas através da internet (normalmente as instituições de ensino contam com uma plataforma própria para isso), bem como as atividades. Os encontros presenciais podem ocorrer algumas vezes durante o semestre, somente para a entrega de trabalhos e realização de provas.
Os diplomas conquistados nas três modalidades são igualmente válidos, já que todas são devidamente autorizadas pelo MEC. Mas escolha bem a sua Faculdade e verifique, antes da matrícula, se ela tem autorização para oferecer o seu curso, assim você não terá problemas com o seu certificado.

Áreas do Conhecimento

Os cursos de graduação são divididos pelo Ministério da Educação por áreas do conhecimento, de modo que o interessado possa identificar qual delas lhe interessa mais e, em seguida, optar pelo melhor curso de acordo com os seus sonhos, desejos e ambições. As principais são: ciências humanas, ciências exatas e ciências da natureza, mas o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ traz uma divisão maior, com oito áreas do conhecimento, sendo elas:
• Ciências Exatas e da Terra
• Ciências Biológicas
• Engenharias / Tecnologia
• Ciências da Saúde
• Ciências Agrárias
• Ciências Sociais Aplicadas
• Ciências Humanas
• Linguística, Letras e Artes.
Estas áreas são válidas para os cursos de graduação que possuem título de bacharelado. Quando o assunto é licenciatura, devemos levar em consideração três áreas do conhecimento:
• Ciências Exatas e da Terra
• Comunicação e Artes
• Humanidades
O MEC distribui, atualmente, os Cursos Tecnólogos em 13 áreas do conhecimento, os chamados “eixos tecnológicos”, criados a partir da demanda do setor produtivo. Eles passam por constantes revisões, realizadas pelo próprio Ministério da Educação, afim de que acompanhem a situação do País e as necessidades do mercado de trabalho. Sendo assim, tais eixos podem aumentar ou diminuir de acordo com a realidade brasileira.
Conheça as áreas logo abaixo:
• Controle e Processos Industriais;
• Gestão e Negócios;
• Informação e Comunicação;
• Desenvolvimento Educacional e Social;
• Ambiente e Saúde;
• Infraestrutura;
• Produção Industrial;
• Produção Cultural e Design;
• Militar;
• Segurança;
• Turismo, Hospitalidade e Lazer;
• Recursos Naturais.

Pós-Graduação: uma possibilidade

Após a conclusão da graduação, independentemente de sua titulação, o profissional pode fazer uma Pós-Graduação para se especializar em uma determinada área de sua formação, atualizar seus conhecimentos e garantir maior destaque no mercado de trabalho. A pós-graduação pode ser um MBA, uma especialização, um mestrado e até mesmo um doutorado.
EducamaisBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *