Blog ABRE

Estágio remunerado e obrigatório. Qual a diferença?

Seja pela experiência ou por uma renda extra, estudantes de diversas áreas podem precisar de ambos.
O universo da educação superior é o momento em que o estudante será introduzido no mundo profissional da área que quer seguir, seja pelos conhecimentos teóricos aprendidos ao longo do curso, ou pelos práticos que podem ser passados nos núcleos da instituição de ensino ou em estágios obrigatórios ou remunerados. O estágio é justamente definido como o momento escolar supervisionado desenvolvido em ambiente de trabalho, que visa preparar os futuros profissionais para as respectivas atividades.
No entanto, os estudantes de primeira viagem dos cursos de nível superior podem ter alguma dúvida com relação aos estágios obrigatórios e estágios não-obrigatórios, este último sendo então remunerado.
GIF estudante fazendo expressão de dúvida

Estágio Remunerado

Normalmente o estágio remunerado é realizado por aqueles alunos dos cursos que não exigem estágios obrigatórios para a conclusão da carga-horaria pedida pelo Ministério da Educação e/ou pela instituição de ensino. A jornada de estágio é de, no máximo, 30 horas semanais, ou seja, 6 horas por dia em cinco dias na semana.
O tempo de atuação de um estudante pela mesma empresa não pode ser superior a dois anos. No entanto, as empresas costumam oferecer contratos de estágio de 6 meses ou um ano, com a possibilidade de renovação. Nesta modalidade a empresas contratantes são obrigadas a remunerar o estagiário, inclusive, com auxílio-transporte e alimentação (este último apenas para as jornadas acima de 20 horas semanais).

Estágio obrigatório

estágio obrigatório faz parte da carga horária do curso e o cumprimento das horas estabelecidas é um dos requisitos para o estudante obter o diploma. A supervisão das atividades de estágio é realizada por profissionais da área que, ao final do período contratual, desenvolvem um relatório sobre a atuação do estudante nas funções exercidas.

Entre os cursos mais comuns que exigem a realização do estágio, estão, por exemplo, graduações com titulação de licenciatura como: LetrasPedagogia e outros. Além disso, os cursos de saúde como NutriçãoFisioterapia e Enfermagem são alguns dos que têm estágios obrigatórios na grade curricular.
Educa Brasil

2 comentários em “Estágio remunerado e obrigatório. Qual a diferença?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *