Você sabia que 97% das suas melhores ideias (momento criativo) e seus grandes insights vêm em momentos como: banho, antes de dormir, no meio da madrugada, quando você não faz nada, quando caminha, quando pratica algum esporte, nas férias etc?
Você sabia que somente 3% desses momentos mágicos acontecem em seu trabalho?
Você sabia que isso acontece porque temos dois hemisférios e embora integrados, eles funcionam de forma diferente e em momentos diferentes?
Você sabia que Platão foi o primeiro pensador a dizer que há dois aspectos distintos na mente humana, um chamado “Logistikon” (parte racional) e outro “Nous” (parte intuitiva), há 2 mil anos?
Você sabia que o hemisfério esquerdo está associado ao intelecto, pensamento convergente, analítico, calculador, linear, sequencial e objetivo?Exemplos de quem mais utiliza esse lado são engenheiros, economistas e outras profissões ligadas à Exatas.
E que o hemisfério direito está associado com a intuição, pensamento divergente, imaginativo, metafórico e subjetivo? Esse lado produz pensamentos flexíveis, divertidos, complexos, visuais, místicos e criativos. Músicos, artistas, empreendedores estão entre os profissionais que utilizam mais esse lado.
Você sabia que a maioria das pessoas no trabalho (precisam estar focadas, ser objetivas) utilizam mais o lado esquerdo?
Você sabia que devemos convidar o tempo todo o lado direito a funcionar ?
Você sabia que para isso, devemos nos permitir a fazer as atividades que o lado direito gosta, tais como: caminhar, “dar uma volta”, escutar uma boa música (ou melhor, tocar um instrumento), desenhar (mesmo que você ache que não sabe), contar e/ou ler ou se aproximar daquela pessoa bem humorada?
Você sabia que mudando seus “hábitos” e coisas dos lugares (na sua estação de trabalho, no seu quarto, na sua casa) estará contribuindo muita para sua capacidade de inovar e ter uma ideia extraordinária?
Você sabia que “não fazer nada” é o melhor a se fazer para o seu cérebro?
Você sabia que necessitamos de ambos os lados funcionando muito bem e que o melhor é transitar fluidamente, de um lado para o outro. E que para isso precisamos exercitar nosso cérebro (totalmente)?
Você sabia que agora você sabe muito mais que sabia e que fortaleceu sua “rede neural”?
Flávio Maneira*