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O que faz um estagiário de Marketing Digital?

Fazer graduação é o primeiro passo para ser um profissional.

Mas, para ter sucesso nas carreiras de Marketing Digital é necessário unir conhecimento e prática.

Dessa forma para se dar bem no setor, vale a pena investir em educação continuada, além de experiência.

Nesse texto, você vai saber tudo sobre Estágio em Marketing Digital. Confira:

O boom do Marketing Digital

A evolução natural da tecnologia após o início do uso comercial da internet em meados dos anos 90 resultou no boom do Marketing Digital no meio da década de 2000.

Com a criação de mecanismos de busca como o Google (1997), não demorou muito para ocorrer o boom do SEO (2004).

Além disso, teve ainda o boom das redes sociais em 2010 (com a popularização do Facebook e Twitter) que gerou novas oportunidades de negócio para empreendedores na internet.

Foi nesse contexto que as empresas começaram a investir cada vez mais em Marketing Digital.

Com isso a demanda por profissionais qualificados na área aumentou bastante e surgiram até várias oportunidades para estagiários no segmento.

Quais são as formações associadas ao Marketing Digital?

Para conseguir estágio em agência de Marketing Digital, e-commerces ou outros tipos de empresas, é necessário estar cursando ensino superior.

As graduações que as empresas mais procuram costumam ser:

  • Marketing
  • Publicidade
  • Jornalismo
  • Administração
  • Áreas relacionadas (por exemplo: Estudos de Mídia, Comunicação Social, Engenharia de Produção, etc.)

O que faz um estagiário de Marketing Digital?

De acordo com as necessidades da empresa que o universitário está atuando as atividades do estágio podem variar.

Mas, as principais são:

  • Gestão de redes sociais
  • Criação de conteúdo relevante para blogs (institucionais ou de terceiros), sites ou e-commerces e até releases
  • Atendimento publicitário (principalmente em agências)
  • Criação de personas e entendimento aprofundado do público-alvo
  • Análise de métricas, performance e resultados

Competências que as empresas de Marketing Digital valorizam

Conhecimentos e habilidades são importantes para um estagiário de Marketing Digital, mas atualmente as empresas estão valorizando muito mais atitudes que tenham a ver com a cultura organizacional e com o negócio em si.

Isso porque a pessoa pode muito bem aprender uma ferramenta (habilidade) ou um outro idioma (conhecimento) quando é da natureza dela ser curiosa e aberta ao aprendizado (atitudes)

Conhecimentos

  • Escrever e se comunicar muito bem em nossa língua (nada de erros de português);
  • Dominar um segundo idioma (inglês, espanhol ou um outro que tenha a ver com o ramo do negócio).

Habilidades

Apesar de estágio ter como finalidade aplicar na prática os conhecimentos aprendidos na universidade, é um fato que as empresas preferem estagiários que tenham alguma experiência com:

  • Gestão de redes sociais;
  • Google Analytics;
  • SEM Rush;
  • Alguma plataforma de e-mail marketing e/ou CRM;
  • Google Ads e/ou Facebook Ads.

Atitudes

  • Gostar de trabalhar em equipe;
  • Ser comunicativo;
  • Saber se relacionar bem com as pessoas;
  • Ter proatividade;
  • Ser analítico;
  • Ter iniciativa;
  • Focado em resultado;
  • Saber negociar;
  • Ser flexível;
  • Agir como dono do negócio;
  • Ser criativo;
  • Querer aprender sempre mais;

Qual a média salarial de um estagiário de marketing digital?

O valor da bolsa de estágio na área pode variar bastante nas diferentes regiões do Brasil.

Mas, de acordo com o site Vagas.com, um estagiário de Marketing Digital recebe, em média, R$ 1.100.

Áreas que um estagiário de deve buscar entender

É no estágio que se ganha experiência para o mercado.

Por esse motivo o ideal é  aproveitar ao máximo a oportunidade para aprender tudo que puder. Inclusive para decidir o próximo passo em sua carreira.

Dentro do departamento de marketing de uma empresa ou atuando em uma agência digital, o universitário tem a chance de aprender diferentes processos e desenvolver variadas competências.

Isso porque trabalha com profissionais de áreas distintas como:

  • Conteúdo;
  • SEO;
  • Gestão de Mídias Sociais;
  • Links patrocinados;
  • Tecnologia;
  • Atendimento;
  • Comercial.

Aprenda bastante, mas sem perder o foco no seu plano de carreira

Então, por exemplo, se você planeja se tornar Analista de Marketing Digital deve começar a ter experiência nas atividades do cargo o quanto antes.

Aprender a usar o Google Analytics é fundamental, mas não é o suficiente.

É importante também colocar a mão na massa trabalhando com:

  • Criação de conteúdo relevante;
  • Campanhas de links patrocinados;
  • Campanhas de e-mail marketing;
  • Criação de peças publicitárias;
  • SEO.

Por onde começar?

Fazer um bom curso de Marketing Digital (de preferência algum ministrado por um profissional da área que una teoria e prática para você ganhar experiência) é o primeiro passo para conseguir um estágio.

Já tem experiência como estagiário?

Então aprender mais pode ajudar você a ser efetivado.

Ou até mesmo conquistar um emprego na área como assistente ou analista em uma empresa que paga mais.

Marketagem.com

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