Blog ABRE

Fundação no Paraná oferece bolsas à cientistas ucranianas refugiadas

Um projeto desenvolvido no Paraná está oferecendo bolsas de pesquisa para cientistas ucranianas. A inciativa é da Fundação Araucária, instituição de apoio à ciência e tecnologia do estado.

Serão oferecidas 50 bolsas, para qualquer área do conhecimento, pelo período de 2 anos para que as cientistas que precisaram deixar a Ucrânia por causa da guerra possam desenvolver pesquisas nas universidades estaduais.

O presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, explica que o objetivo é acolher e estreitar os laços com o país do leste europeu.

Segundo o presidente da Fundação, o Paraná tem a maior comunidade de imigrantes ucranianos do país. 80% dos descendentes de ucranianos, cerca de 500 mil, vivem no estado.

As bolsas do projeto são direcionadas às mulheres cientistas, mas Ramiro Wahrhaftig explica que homens também podem concorrer às vagas.

As 50 bolsas oferecidas serão no valor de 10 mil reais cada. Também será custeada a passagem de ida e de volta para a pesquisadora e mais 3 dependentes.

As informações sobre o Programa vão ser divulgadas às cientistas ucranianas com o apoio da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Ministério de Relações Exteriores, a Acnur, Agência da ONU para Refugiados, entre outras instituições nacionais internacionais.

Com produção de Michele Moreira.

AGÊNCIA BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *