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Inteligência emocional no estágio; saiba por que ela é tão importante

 

Identificar, controlar e saber lidar com as emoções é essencial para a construção de uma carreira de sucesso

Para se destacar em um estágio e dar o pontapé inicial em uma carreira promissora o que é fundamental? Disciplina? Força de vontade? Networking? Um pouco de sorte? Certamente, esses são aspectos que podem fazer toda a diferença. Mas, um outro ponto, muitas vezes deixado de lado, é um fator decisivo entre o sucesso e o fracasso: a inteligência emocional.

O psicólogo e jornalista norte-americano, Daniel Goleman, nascido em 1946, é considerado o pai da “inteligência emocional”. Ele a define como “a capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e dos outros, de nos motivarmos e gerirmos os impulsos dentro de nós e em nossos relacionamentos”.

Segundo ele, identificar, controlar e saber lidar com as emoções é essencial para o crescimento humano. E dentro do ambiente corporativo, para quem está iniciando uma trajetória profissional, não é diferente.

De acordo com Andresa Natalia Tait, gerente de recursos humanos da ABRE – Emprego e Estágio, aquele que melhor consegue gerenciar suas emoções se sobressai, pois indica além de autocontrole, também maturidade, racionalidade e profissionalismo, características que todo gestor valoriza em sua equipe.

“O estágio é mais do que a possibilidade do aluno experimentar na prática aquilo que vivencia em sala de aula. É a chance de exercitar a inteligência emocional e mostrar empatia, bom relacionamento interpessoal e que tem capacidade de, diante das adversidades, controlar o turbilhão de emoções que o atinge naquele instante e solucionar de forma racional e ética os desafios e conflitos que tem pela frente”, pontua Andresa.

Segundo ela, ao desenvolver a inteligência emocional, o aluno tira melhor proveito da experiência proporcionada pelo estágio e ganha uma importante ferramenta para uma carreira bem-sucedida. “As pressões e exigências do mundo corporativo inevitavelmente virão. E esse futuro profissional estará muito mais preparado para lidar com tudo isso”, completa.

Veja abaixo as cinco habilidades que formam a inteligência emocional, conforme Daniel Goleman:

  • Autoconsciência: capacidade de conhecer as suas emoções.
  • Autorregulação: capacidade controlar os sentimentos e ter técnicas para se libertar de emoções negativas.
  • Automotivação: capacidade de se motivar, de acreditar na importância da função que está exercendo e de se manter motivado.
  • Empatia: capacidade de saber se colocar no lugar dos outros.
  • Relacionamentos interpessoais: interagir com outras pessoas, gerindo os sentimentos delas, de modo a ter um ambiente profissional saudável.

Sobre a ABRE – Emprego e Estágio

A ABRE – Emprego e Estágio é uma empresa com atuação diretamente voltada para o setor de Recursos Humanos, atuando em processos de contratação de estagiários e efetivos.

Para saber mais sobre a empresa acesse www.portalabre.com.br.

Por assessoria de imprensa/ABRE – Emprego e Estágio

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