Blog ABRE

3 de Junho – Dia do Profissional de RH

 

Pensando em cursar Gestão de Recursos Humanos?

 

Antes de iniciar a graduação, é importante saber o que faz o profissional de Recursos Humanos. Conhecer a profissão, as funções desempenhadas no mercado de trabalho e as áreas de atuação é importante para realizar uma escolha mais assertiva.

O profissional de RH é preparado no curso superior de tecnologia, ou simplesmente tecnólogo, graduação com duração média de dois anos. A grade curricular do curso conta com disciplinas relacionadas à Gestão de Pessoas, Administração e conteúdos relacionadas a Psicologia.

O contato com essas matérias proporciona uma formação atual e humanística, com foco na atuação prática dos profissionais. Para compreender as funções desempenhadas pelo profissional, continue a leitura e confira tudo sobre RH.

Recursos Humanos: o que faz?

O gestor de Recursos Humanos é responsável pelo bem estar dos funcionários de uma organização, proporcionando o equilíbrio entre os interesses dos contratantes e contratados. Entre as principais funções desempenhadas, estão:

  • Recrutamento e seleção de pessoal
  • Treinamento dos funcionários efetivados
  • Elaborar estratégias para manter o clima organizacional saudável
  • Desenvolver programas de treinamento com intuito de manter os conhecimentos atualizados
  • Relacionar-se e negociar, quando necessário, com as representações sindicais
  • Atualizar o banco de dados sobre os recursos humanos da organização
  • Desenvolver projetos e estratégias para estimular os demais funcionários

Como é possível perceber, o tecnólogo em Recursos Humanos lida diretamente com os funcionários da empresa, desde o recrutamento ao momento de dispensa dos serviços. Além da parte burocrática relacionada a essas funções, o profissional deve ter sensibilidade para perceber problemas pessoais ou coletivos que possam interferir na atuação dos colaboradores.

Agora que você já sabe o que Recursos Humanos faz, fica mais fácil decidir se essa é a carreira ideal para você.

Fonte: E+B Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *