Blog ABRE

8 tarefas que você deve fazer no final do ano

Final do ano é o momento perfeito para refletir, pausar, reavaliar suas tarefas como um todo e decidir se você vai continuar por esse caminho ou não.

É hora de organizar as gavetas de meia. Venha conferir algumas dicas sobre o que fazer nessa época!

1. Esvaziar a caixa de entrada

Um ano se passou e a sua caixa de entrada continua lotada de e-mails? Agora é sua chance de aproveitar a baixa movimentação de trabalho nessa época do ano para avaliar como desocupar espaço e deixar tudo mais ágil.

Se você trabalha como freelancer, conforme adquire mais clientes e faz contato com outros profissionais da sua área, é bem provável que comece a receber mais e-mails.

Mas a verdade é que nem todo dia você está com tempo ou disposição para ler tudo que chega e eliminar as coisas desnecessárias. O grande problema é que mensagens acumuladas significam maior risco de não ler mensagens urgentes.

Então, se você chegou ao final do ano devendo para si uma limpeza na caixa de entrada, mãos à obra.

2. Atualizar portfólio

Uma das preocupações de um empreendedor com o portfólio é garantir que ele consiga refletir seu crescimento como profissional, que os trabalhos e as experiências expostas ali indiquem o real nível de qualificação da empresa na área.

Nem sempre é fácil fazer com regularidade essa atualização, mas, além de se concentrar em aprender novas habilidades, criar e estruturar projetos, é preciso tirar um tempo para garantir que o público mais abrangente acompanhe essa evolução.

Se você vai diminuir o ritmo nesses últimos meses, não se esqueça de incluir a atualização do portfólio nas tarefas para o final do ano.

3. Enviar um e-mail de agradecimento pelo ano

É uma boa ideia enviar no final do ano um e-mail de agradecimento a parceiros e clientes, principalmente os mais assíduos.

Agradecer pela parceria é algo que pode ser feito a qualquer momento do ano, mas enviar uma mensagem dessa natureza nos últimos meses é uma maneira de fazer os clientes refletirem sobre o “saldo” que fica do trabalho que foi feito em conjunto.

Você pode aproveitar esse momento para mostrar que aprecia o contato de um parceiro ou cliente. Não precisa ser nada tão refinado, mas o importante é que seja algo personalizado.

Uma dica interessante é evitar as mensagens bíblicas e outros clichês de época. O objetivo desse e-mail de agradecimento não é só lembrar do trabalho que foi feito, mas manter seu serviço relevante e mostrar disposição para novas relações de negócio.

4. Planejar livros que deseja ler

Leitores gostariam de ter lido mais durante o ano. Isso soa quase como uma redundância, pois é difícil encontrar o leitor que não gostaria de ter lido mais. Porém, o fato é que a realidade no Brasil é dura quando o assunto é ler, e incentivar esse hábito nunca é demais.

A pesquisa Retratos da Leitura revela que o brasileiro ler em média 2 exemplares por ano, cinco vezes menos do que os franceses, que registram cerca de 21 livros lidos a cada ano.

Ler mais de fato não é simples. A leitura é uma atividade estática, que requer prioridade e concentração. Mas a boa notícia é que nunca é tarde para começar. Essa pode ser, inclusive, uma das suas tarefas para o final de ano.

Para criar um incentivo, pesquise leituras que você gostaria de fazer. Além disso, compartilhe o que anda lendo nas redes sociais e, quem sabe, entre para um clube de leitura — esse tipo de grupo se tornou ainda mais popular nos últimos anos.

5. Considerar investir em novos cursos

Se você tem um negócio, mesmo sendo um freelancer de conteúdo para web, por exemplo, existem algumas taxas que precisa pagar para manter tudo funcionando. No caso de freelancers formalizados como MEI, existem as parcelas do DAS.

É uma boa ideia aproveitar o final do ano para avaliar se existem boletos atrasados e, nesse caso, planejar como quitá-los no menor tempo possível.

6. Examinar os objetivos do ano que passou

Você se lembra do que planejou para o ano atual? Em dezembro do ano passado, o que estava nos seus planos? Vale a pena examinar quais foram os pontos positivos e negativos nos últimos meses.

O olhar sobre os objetivos pode ajudar você a identificar hábitos que estão afetando de forma negativa sua produtividade ou sua autoestima. Esse pode ser o primeiro passo para não repeti-los.

7. Criar um hábito

Novo ano, novos objetivos. Essa é uma das projeções comuns para o mês de dezembro. Uma dica interessante nesse sentido é, em vez de pensar em objetivos, pensar em criar hábitos saudáveis para o ano que está por vir.

Hábitos são difíceis. Eles demandam um esforço contínuo e repetitivo até que possam gerar algum resultado, mas, no final das contas, essas práticas ajudam a alcançar os objetivos.

Então, se você tem o objetivo de oferecer um novo serviço no próximo ano, pense em desenvolver o hábito de estudar todos os dias um pouco sobre esse serviço, montando uma rotina de aulas e atividades.

8. Tirar um tempo para descansar, de verdade

Dezembro de fato não é um mês de slown down para todo mundo. É uma época fértil para negócios em muitos casos. Há quem só pare de trabalhar por causa dos feriados de Natal e Réveillon. Em alguns casos, nem nesses dias.

Porém, vale a pena investigar as razões de continuar no mesmo ritmo durante o final do ano. Se não é algo planejado, isso pode revelar problemas com planejamento financeiro ou sobrecarga de trabalho.

Se faz tempo que você não tira o plug da tomada, aproveite a época que é favorável ao descanso e não se sinta culpado por isso. Pode ser interessante um planejamento para tirar alguns dias off, sem precisar verificar a caixa de e-mails a cada minuto.

Chegamos ao final e espero que tenha gostado da lista de tarefas para o final de ano. Se você tem algum pavor em fazer resoluções nessa época, tudo bem respeitar seu ritmo, mas pense também no que você vai sair perdendo e se não vale a pena só pela experiência.

rockcontent

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *