Sabemos quais são os caminhos tradicionais que devemos seguir: estudar, nos profissionalizar, conseguir um emprego, trabalhar, conquistar objetivos e vivenciar a possibilidade de fazer o que sempre sonhamos em fazer. No entanto, não é fácil estar decidido antes de trilhar o seu caminho e realizar tais escolhas importantes. O que estudar? No que trabalhar? Como viver a vida? E, para isso, é muito importante entender, antes de tudo, qual a diferença entre carreira e profissão.
Existem pessoas que trabalham porque é preciso, outras que amam trabalhar e algumas que estão insatisfeitas com a profissão que escolheram seguir. Outras, acreditam no sonho de poder viver daquilo que consideram seu dom, seja ele cantar, ser um bom gestor de projetos ou até o seu talento com a matemática.
De qualquer forma, entender a diferença entre carreira e profissão pode nos ajudar a entender que o trabalho que executamos rotineiramente nem sempre é sinônimo daquilo que somos, do que acreditamos e da trajetória que trilhamos. Essas são coisas distintas, no entanto, convergentes.
E para que seja possível fazer uma boa escolha para a sua trajetória e ser autoconsciente das suas decisões, antes de tudo é preciso entender qual é a diferença entre profissão e carreira. Vamos lá?
O que é carreira e o que é profissão?
Profissão é a nossa atuação como profissionais, com base naquilo que estudamos e nos preparamos para poder exercer. Por exemplo, ser professor é uma profissão, que teve como embasamento anos de estudo e especialização em pedagogia. Outro exemplo, ainda é a profissão de um médico, que estudou medicina por muito tempo e hoje atua como especialista em ortopedia. Profissão é a ação profissional realizada no trabalho que escolhemos atuar no dia a dia.
Já a carreira, no entanto, é um conceito que vai bastante além da profissão. Falar de carreira é falar da trajetória de vida que desejamos seguir, com base nas nossas crenças, no estilo de vida que acreditamos ser o ideal e também, é claro, com base nos nossos estudos. Na prática, por exemplo: uma pessoa formada em pedagogia tem como ser professor a sua profissão, mas essa pessoa também pode ter muita afinidade com pais e mães de crianças autistas e querer desenvolver um projeto especializado para estudantes do espectro.
Assim, este professor que usamos do exemplo acima pode querer seguir um caminho de especialização ainda maior, tocando este projeto especializado para autistas enquanto faz um mestrado com base no tema, e ainda luta pela causa da inclusão escolar da criança com autismo. Esse é um exemplo de carreira, de forma em que a profissão, as afinidades e o estilo de vida de cada pessoa convergem para trilhar a trajetória que ela deseja seguir.
Em outras palavras, carreira pode ser aquilo que você gostaria de ser lembrado por ter feito e estudado, enquanto exercer sua profissão é atuar com o saber da sua área no dia a dia. Dessa forma, profissão e carreira são conceitos irmãos e convergentes, porém independentes.
O que significa ter sucesso na carreira?
Muita gente acredita que conquistar sucesso na carreira é necessariamente atingir um cargo de liderança. Entretanto, isso não condiz com a realidade, afinal nem todo profissional se sente realizado executando tarefas que um cargo de alto nível exige, como a realização de diversas reuniões e alinhamento entre núcleos, produção de planilhas diversas, gestão organizacional, entre outros.
É possível ter sucesso na carreira sem estar no mais alto dos cargos, conciliando a sua realização pessoal com os afazeres do dia a dia com o crescimento e reconhecimento que você busca ter na sua área. Essa estrutura é conhecida como carreira em Y, analogia que é indicada para aqueles que querem “pôr a mão na massa” nos trabalhos que realizam e por isso se sentem realizados com a função que exercem.
Ter sucesso na carreira é algo bastante subjetivo, afinal muita coisa pode significar obter sucesso para diferentes pessoas. De forma geral, o sucesso é um parâmetro pessoal que pode ser definido com base no nível de satisfação pessoal de cada indivíduo. Você faz aquilo que tem vontade de fazer? Você gosta do que faz e se sente pessoalmente realizado com seus feitos e trajetória profissional? Se sim, você já conquistou ou está trilhando sua carreira de sucesso.
Como saber qual profissão é ideal para mim?
Sabemos que nem sempre é fácil tomar decisões que envolvem trajetória profissional e carreira. Por isso, é super importante que você saiba quais são as possíveis profissões que mais combinam com você para você considerar seus interesses pessoais e definir qual caminho seguir. Para isso, testes vocacionais e traçar o seu perfil profissional são ferramentas que podem te ajudar – e muito!
O teste vocacional é o resultado relativo à sua autopercepção e autocrítica em determinada fase da sua vida, e consiste em um instrumento para te ajudar a reconhecer seus atributos, suas afinidades e que pode te auxiliar a encontrar uma profissão compatível. Ele pode ser feito online de forma gratuita ou com o auxílio de um psicólogo ou orientador profissional.
Já o seu perfil comportamental trata-se de uma classificação que ajuda a categorizar as pessoas com base nas suas características individuais e reações perante a determinadas situações. Em outras palavras, mapeando o seu perfil comportamental, você consegue entender seus mais fortes atributos e pontos positivos – conhecimentos importantes para definir uma profissão para seguir.
Existem diversas características predominantes nos principais tipos de perfis comportamentais, entre elas: analista, comunicador, planejador e executor. Com esse autoconhecimento em mãos, você economiza tempo, direciona seus estudos e evita desgastes com processos seletivos para cargos que não condizem com os valores que você busca para um trabalho.
Onde estudar?
Seja qual for a área que você deseja seguir para conquistar sucesso na sua profissão e satisfação na sua carreira, é preciso começar por algum lugar. E por que não iniciar do zero, com uma graduação que te dê o embasamento para você poder aplicar todo o conhecimento necessário para se destacar naquilo que deseja?
E para se aprofundar nos conhecimentos que você quer seguir estudando, priorize sempre cursar o ensino superior em faculdades que sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), e que ofereçam um ensino de qualidade.
Guia da carreira