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A urgência da saúde mental nas empresas

Nos Estados Unidos, os funcionários da Nike receberam uma semana de férias para cuidar da saúde mental. A equipe volta a trabalhar na próxima segunda-feira (06). O LinkedIn também colocou em prática a mesma estratégia e decretou uma semana de férias no mundo inteiro no início do ano. Contudo, o maior exemplo da importância do bem estar psicológico nas empresas vem do Brasil – a AMBEV recentemente criou um departamento de saúde mental.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade. No Brasil, a concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez decorrente de transtornos mentais e comportamentais bateu recordes em 2020. Segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, foram mais de 576 mil afastamentos, alta de 26% em relação a 2019. O levantamento estima que, em média, cada colaborador passa 196 dias afastado das funções.

Com isso, a saúde mental se transformou em um grande desafio corporativo para os profissionais de Saúde Laboral e do RH. Com a entrada do mês de setembro, a campanha de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, dá uma oportunidade de iniciar a conversa sobre saúde mental nas empresas. A Holiste Psiquiatria elaborou algumas diretrizes para estruturar uma política de acolhimento das demandas de saúde mental nas empresas.

Campanhas Educativas: Falar sobre saúde mental ainda é tabu, ainda mais no escritório. Com pouca informação sobre o tema, os problemas emocionais só ganham notoriedade quando se tornam incapacitantes. Por isso, é importante se educar. Crie campanhas educativas sobre os transtornos mentais, atualmente, existem materiais gráficos e sites com informação confiável disponibilizados gratuitamente na internet. Contar com ajuda profissional de um psiquiatra ou psicólogo para realizar uma palestra ou consultoria na empresa.

O investimento em saúde mental é essencial, sobretudo no retorno ao trabalho presencial. Uma pesquisa da Workana mostra que 43,7% dos trabalhadores sentiram algum sintoma de prejuízo mental durante a pandemia.

Confiança e Acolhimento: O material educativo precisa vir acompanhado de ações efetivas para melhorar o clima interno e construir um ambiente acolhedor. É preciso criar uma via de confiança e acolhimento das demandas psicológicas dos colaboradores. Para isso, é possível reservar um departamento ou um profissional para ouvir e encaminhar as sugestões e reclamações dos funcionários. Este contato pode auxiliar a empresa a entender quais as demandas e direcionar as melhores soluções.

 Treinamento: Treinar os profissionais de RH ou de Saúde Laboral para saber acolher as demandas de saúde mental é fundamental. Saber como se comunicar e como encaminhar essas questões impacta positivamente o ambiente e o bem-estar dos funcionários. Além disso, faz com que o diálogo seja estimulado dentro da empresa não apenas em setembro, mas em todos os meses do ano. Assim, o colaborador identifica onde e para quem solicitar ajuda.

 

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