Apesar de muitas vezes serem usadas como sinônimos, essas três palavras refletem de forma diferente no dia a dia profissional.
Ócio, procrastinação e preguiça são palavras muitas vezes usadas como sinônimos. No entanto, a verdade é que além de terem definições próprias, elas também impactam de maneira diferente no trabalho.
Nailor Marques Jr. é professor, escritor, palestrante e conselheiro executivo. Ele explica que ócio é “estar de folga”, “não ter o que fazer” e avisa: essa é uma situação mais do que necessária na vida de todos.
“O ócio é um parênteses entre os afazeres diários. Parte do processo criativo vem da nossa capacidade de contemplar, de saber aproveitar o não fazer nada e deixar a mente fluir. O ócio não é ruim, é o momento de pausa necessária e sempre controlado”, explica.
Dessa forma, o ócio é fundamental para o sucesso na carreira. Afinal, serve para recarregar as energias e assegura ao profissional mais criatividade e produtividade.
Por outro lado, Nailor Marques Jr. destaca que procrastinação e preguiça precisam ser deixadas de lado por quem deseja vencer na vida e na profissão.
“São termos usados no sentido negativo. Deixar para depois e ter má vontade em fazer algo, remete ao que não é bom. Quem procrastina deixa para um amanhã que não chega nunca, ‘empurra com a barriga’, característica típica dos preguiçosos”, analisa.
Em resumo, procrastinar é aquele hábito de saber que precisa fazer algo, mas sempre deixar para depois. Já preguiça vai além: é a certeza de não querer fazer nunca.
Por isso, conforme reforça Nailor Marques Jr., é um equívoco tratar ócio, procrastinação e preguiça como uma coisa única. “De fato, não se referem às mesmas situações. O ser humano é uma máquina feita para o trabalho, o ócio é o momento de pensar sobre o que foi feito. Não foi a preguiça, tampouco a procrastinação que trouxe a humanidade até aqui. Chegamos com trabalho, com muito trabalho focado”, completa.
Sobre a ABRE – Emprego e Estágio
A ABRE – Emprego e Estágio é uma empresa com atuação diretamente voltada para o setor de Recursos Humanos, atuando em processos de contratação de estagiários e efetivos.
Para saber mais sobre a empresa acesse www.portalabre.com.br.
Assessoria de Imprensa / ABRE – Emprego e Estágio