A edição 2021 do ranking “Best For The World”, que reconhece empresas ao redor do mundo com boas práticas de ESG, acaba de divulgar seus resultados. Desenvolvida pela organização B Lab, a lista deste ano reúne 750 companhias “B” – que oferecem, além do retorno financeiro, impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente. Desse total, 39 são brasileiras, entre elas a gigante de cosméticos Natura, que tem se destacado pelas iniciativas sustentáveis na Amazônia.
O ranking leva em consideração cinco critérios: comunidade, clientes, meio ambiente, governança e trabalhadores. A lista final reúne os nomes que estão entre os 5% de notas mais altas em cada uma das categorias, divididas também em faixas de porte das empresas.
Ao enaltecer os esforços sociais, ecológicos e de governança no mundo corporativo, a iniciativa busca inspirar outras companhias a fazerem o mesmo e incentivar colaborações entre elas. “É mais do que um reconhecimento às empresas que são destaques nas áreas que avaliamos ao certificar um negócio, é uma maneira de inspirar que elas sejam replicadas. A lista traz empresas de diversos segmentos e portes para mostrar que é possível lucrar e entregar para a sociedade uma série de benefícios nas mais diversas áreas de influência de uma empresa”, afirma Francine Lemos, diretora executiva do Sistema B, representante da B Lab no Brasil.
Entre as participantes brasileiras da lista, uma delas se destaca em duas categorias: a YouGreen, cooperativa de catadores de resíduos que teve alta pontuação nas práticas tanto para funcionários quanto com o meio ambiente. Pela estrutura organizacional de cooperativa, a empresa possui uma gestão democrática em que todos os cooperados são donos do negócio. “Em nosso processo seletivo, damos a preferência para aquelas pessoas que teriam menos chance de conseguir emprego no mercado, como egressos do sistema penitenciário, refugiados, mulheres”, conta Érika Raísa Duarte, especialista em documentação técnica da organização.
Já a Natura Cosméticos foi reconhecida por três iniciativas: “Amazônia Viva”, em que a companhia contribui para a conservação de 2 milhões de hectares da Floresta Amazônica, na qual já investiu US$ 400 milhões desde 2010; “Mais Beleza, Menos Lixo”, com iniciativas sustentáveis para gestão de resíduos; e a causa “Cada Pessoa Importa”, para promover a diversidade e inclusão, além de uma renda justa à sua rede de colaboradores.
Confira, na lista abaixo, as representantes brasileiras em cada uma das categorias do ranking “Best For The World”:
- Meio ambiente
Arueira Ambiental
Boomera
Bresco Gestão e Consultoria
Combio Energia
Fazenda da Toca Orgânicos
Movin
Natura
NewInc Construtora
Okena
Recicladora Urbana
Retalhar
Selletiva
Sunew Filmes Fotovoltaicos Impressos
- Comunidade
Editora MOL
Grupo GAIA
Movimento #EUVISTOOBEM
Papel Semente
Tobasa Bioindustrial de Babaçu
- Clientes
4YOU2 Idiomas
Criando Consultoria
MAGIKJC Empreendimentos Imobiliários
MGov
MOV Investimentos
Raízes Desenvolvimento Sustentável
Forbes