Blog ABRE

Motivos Para Se Orgulhar De Ser Brasileiro

Nosso país é rico, tem um povo maravilhoso e é lindo, por isso conheça alguns motivos  para se orgulhar de ser brasileiro.

Acompanhe todo o texto e depois me diga, nos comentários, se você discorda de algum dos itens e se acrescentaria mais alguma coisa.

Eu já viajei para alguns países em quatro continentes e já rodei por muitos aeroportos pelo mundo observando hábitos e costumes de outros povos, portanto afirmo categoricamente que somos os melhores em muitas coisas, ou pelo menos estamos entre os melhores.

Então confira abaixo alguns motivos para se orgulhar de ser brasileiro.

 O Café Brasileiro

Você já bebeu os cafés no Canadá e nos EUA?

Da primeira vez que eu fui aos Estados Unidos, eu descobri porque nos filmes as pessoas passam o dia inteiro com um copo de café na mão. É um balde de café ralo e sem graça.

Sei que muitos vão dizer que a Colômbia, a Etiópia, o Panamá também produzem bons cafés, mas estou dizendo que o jeito brasileiro de fazer café, para mim é o melhor.

Que me perdoem os baristas, especialistas em café ou os adoradores de expresso, mas café brasileiro coado, feito em casa é o melhor do mundo.

Futebol brasileiro

Ah, eu sei que estamos em 2022, mas ainda reverbera em nossas mentes o 7×1 contra Alemanha em pleno Mineirão.

Sei que também não ganhamos a Copa do Mundo da Rússia em 2018 e futebol sempre será um assunto polêmico. Mas só nós brasileiros somos tão críticos assim com o nosso futebol.

Se você viajar para qualquer país que não tenha rivalidade futebolística com o Brasil, você vai ver como eles veneram o nosso futebol e nos tratam como os melhores do mundo, sim.

Está no exterior e não tem assunto com seu interlocutor?

Basta falar em Pelé, Romário, Ronaldo (fofômeno), Kaká, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho.

Pronto, agora tem assunto para a noite inteira.

Outros esportes e atletas brasileiros

Você sabia que em alguns esportes – a maioria, na verdade – o atleta só começa a receber algum auxílio, depois de ter lutado muito por conta própria e ter conseguido alguma projeção?

Pois é, o esporte brasileiro não recebe muito incentivo e não tem o valor que ele merece. Mas, apesar do pouco incentivo, fazemos parte da elite mundial em alguns esportes, como vôlei de praia e de quadra e temos equipes e atletas que foram ou são os melhores do mundo.

O vôlei feminino e masculino, de quadra e de praia do Brasil, já conquistou todos os títulos importantes do mundo, os surfistas brasileiros têm dominado o circuito mundial nos últimos 10 anos. A olímpiada de Tóquio mostrou que fazemos parte da elite do skate mundial.

A ginástica brasileira, primeiro a feminina e depois também a masculina, competem no mais alto nível e já conquistou diversos títulos importantes.

Se eu for listar atletas brasileiros de destaque, certamente cometerei a falha de esquecer um ou outro e deixar muita gente de fora, por isso vou lembrar de um dos maiores e mais respeitados atletas de todos os tempos, nosso saudoso tricampeão mundial Ayrton Senna da Silva.

Diversidade cultural

No Brasil tinham os índios, chegaram os portugueses, trouxeram os africanos…

Se instalaram em maior número italianos, alemães e japoneses.

Em menor número também vieram franceses, holandeses e ucranianos. Em algumas épocas chegaram libaneses, árabes, turcos e recentemente sírios e haitianos.

Eu já viajei por quase todo o país e é incrível como tanta coisa muda de um estado para outro, de uma região para outra, tanto em tradições, costumes e comidas, como também em linguajar, arquitetura e religiosidade.

O Brasil é um país predominantemente cristão (seja católico ou protestante), mas até no catolicismo, que foi o primeiro elo de integração entre todos os “Brasis”, percebi diferenças entre o nordeste e o sul, principalmente na forma como lidam com a religião, na arquitetura das igrejas e nas crendices populares.

Belezas naturais

Praias que eu já citei no item 2, Floresta Amazônica, Lençóis Maranhenses, Fernando de Noronha, São Miguel dos Milagres, região dos cânions de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Chapada Diamantina, Cataratas do Iguaçu, Monte Roraima, Pantanal, O Dedo de Deus na Serra dos Órgãos entre tantas outras.

Trabalhador

Sim, somos um povo trabalhador, guerreiro, que acorda cedo, que dorme tarde, que pega transporte público ineficiente e apertado para garantir o sustento da família.

Somos um povo, que quando o emprego formal falta, dá um jeito na informalidade de continuar vivendo dignamente, faz bolo e doce pra fora, monta uma barraquinha de doce, açaí, pastel, começa a vender algum produto.

Pode até existir um ou outro encostado, ou aquele que escolheu o caminho do crime, mas no geral nós somos um povo que vai à luta.

Hospitalidade do brasileiro

Já viu brasileiro falando português bem devagar com gringo pra ver se ele entende? Ou tentando arranhar meia dúzia de palavras em inglês? Em último caso fazendo mímica, apontando, dando um jeito…

Mas duvido que o brasileiro simplesmente diga que aqui se fala português e dê as costas para um gringo pedindo informação.

Nós nos esforçamos para entender, para ajudar, para acolher…

Mesmo o turismo interno, em todos os lugares que eu já viajei no país, sempre fui muito bem tratado, entretanto na minha opinião dois lugares disputam quem tem o povo mais caloroso:

Minas Gerais e Bahia. O que você acha? Diz pra mim nos comentários.

 O brasileiro é simpático, receptivo e caloroso. O Brasileiro sempre te recebe de braços abertos.

Temos o melhor queijo do mundo.

Yes, ui révi the best xisi in the uord!!!!

No dia 22 de junho de 2022, o site americano Taste Atlas, divulgou uma lista com os 50 melhores queijos do mundo e adivinha quem encabeçou a lista?

Sim, o queijo da Serra da Canastra foi eleito como o melhor queijo do mundo, desbancando queijos famosos de países com muito mais tradição, como o italiano Parmigiano Reggiano, o francês Mont d’Or e o português Serra da Estrela.

Só para não esquecer, ainda temos mais umas comidinhas bem típicas, que só encontramos por aqui e que também são uma delícia, como o queijo Minas, o pão de queijo, o açaí, a pamonha e o caldo de cana.

 As frutas brasileiras

O Brasil, com seu imenso território, grandes áreas férteis, diversidades de altitudes, climas e biomas, é capaz de produzir uma variedade de frutas que nenhum outro país chega perto.

Laranja (Brasil é o maior produtor mundial), banana, maçã, melão, melancia, manga, uva e abacaxi talvez sejam as frutas mais comerciais.

Temos também as frutas nativas, aquelas que já existiam em nosso território antes da chegada dos portugueses, como jabuticaba, caju, acerola, açaí, maracujá, goiaba, pitanga, guaraná, entre outras.

E ainda temos as frutas endêmicas, ou seja, aquelas que só são encontradas em terras brasileiras, a maioria pouco conhecida de boa parte das pessoas, como a seriguela, cagaita, abiu, guavira, bacuri, jenipapo, cambuci, mandacaru, cupuaçu (adoro o suco), buriti, cajá, pequi, guabiroba, camu-camu, pitomba, maná, uvaia entre outras centenas que são nativas ou exclusivas do Brasil.

Jason Brum

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *