Blog ABRE

O que é DP na faculdade?

Veja dicas para lidar com uma DP sem prejudicar o seu curso
Estudantes que acabam de ingressar na faculdade com certeza se perguntam o que é DP. O termo chega a causar arrepios em alguns alunos, pois significa uma situação um pouco complicada a ser enfrentada.
A faculdade é um ambiente que exige um pouco mais dedicação e esforço do estudante. Além da carga horária de aula, é necessário cumprir as horas de atividades complementares, participar de monitoria, estágio, etc. Nem sempre é fácil acompanhar o ritmo, o que pode levar o aluno para a dependência em uma ou mais disciplinas.

Afinal, o que é DP?

O termo DP é usado para se referir a dependência em uma disciplina. Ou seja, quando o estudante não consegue alcançar a média esperada e precisa repetir a matéria. A situação é bastante comum e não precisa ser um bicho de sete cabeças.
Diferentes motivos podem levar o aluno a uma DP, como dificuldade no conteúdo, excesso de faltas, falta de dedicação, entre outros. Em alguns casos, o aluno pode reprovar a disciplina em diferentes disciplinas ou a mesma matéria mais de uma vez.
– Mas, como funciona a DP na faculdade?
Antes de entender como funciona a DP, é importante compreender como é formada a grade curricular no ensino superior.

Grade curricular e disciplinas no ensino superior

Na escola, é comum realizar uma recuperação no final do ano e, caso o aluno não alcance a média necessária, ele repete todo o ano letivo. Na faculdade já é um pouco diferente. Se reprovar em uma matéria, não é obrigatório repetir todo o semestre. O aluno tem mais liberdade para montar a sua grade curricular e escolher a quantidade de disciplinas que deseja realizar em cada período.
Isso significa que em um semestre pode cursar cinco disciplinas, mas optar por apenas três ou quatro em outro. Em um semestre, o aluno pode cursar as matérias referente ao período no qual está matriculado e incluir a matéria que está em DP.
Ao final do curso o estudante deve ter cumprido a carga horária de disciplinas obrigatórias e optativas. A flexibilidade é restrita quando se trata das matérias com pré-requisito. Nesse caso, uma matéria só pode ser feita quando uma outra tiver sido cursada anteriormente.

Como funciona a DP

Como visto, o aluno não aprovado na disciplina deve se matricular novamente nela no próximo semestre. A sua grade vai conter as matérias do período atual e aquela na qual não alcançou a média esperada. Caso o semestre possua uma disciplina que tenha como pré-requisito aquela que ficou em DP, o estudante precisará realizar primeiro a matéria que foi reprovado e, no semestre seguinte, realizar a disciplina com pré-requisito.
Nas faculdades públicas o aluno não precisa pagar para repetir a matéria, mas deve tomar cuidado para conseguir vaga na próxima turma. A dica é escolher um período no qual haja menor fluxo de alunos. Já nas faculdades privadas, o estudante precisa arcar com uma taxa para conseguir fazer a disciplina novamente.
DP na Faculdade - O que é

Fiquei em DP, e agora?

Ficar em DP não deve ser tratado como a pior coisa do mundo. Apesar de atrasar um pouco a grade, o estudante não deve se desesperar ou se diminuir por conta disso, já que é uma situação que acontece a milhares de universitários.
Primeiramente, é importante realizar uma auto-avaliação e entender os motivos que o levaram à DP. Foi falta de dedicação? Incompatibilidade com o método de ensino? Dificuldade no conteúdo? Essa reflexão é importante pois permite ao aluno identificar os pontos fracos e criar estratégias para superá-los. Confira outras dicas para lidar com a DP:
• Evite adiar a DP ou acumular várias DP’s na faculdade
• Reforce o seu aprendizado com vídeoaulas, grupos de estudo, exercícios e revisão em casa
• Não se desespere e tenha foco para seguir com o curso normalmente.
• Dedique-se à disciplina e coloque em prática dicas para estudar melhor.
Educa Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *