Filme com direção de Chiwetel Ejiofor traz lições para a carreira profissional.
Já assistiu “O menino que descobriu o vento“? O filme de 2019, com direção de Chiwetel Ejiofor, apresenta como o estudo e a leitura têm o poder de contribuir na vida das pessoas. Baseado em fatos reais, o filme retrata William KamKwamb, interpretado pelo ator Maxwell Simba. Trata-se de um jovem africano que mesmo diante das dificuldades como a falta de dinheiro, problemas familiares e a seca, manteve a persistência nos estudos.
William é um menino que ama estudar. Mas devido às dificuldades familiares, os pais não puderam fazer o pagamento da mensalidade escolar e, com isso, o jovem não pode acompanhar as aulas. Contudo, a situação não impediu William de continuar a aprender, pois ele passou a adquirir conhecimento sozinho ao frequentar escondido a biblioteca da escola, onde lia livros de ciência.
O cenário do filme retrata uma época de seca, onde as pessoas morriam de fome. Por meio da leitura dos livros sobre engenharia e energia eólica, William entendeu que podia criar algo para ajudar o seu vilarejo, mas enfrentou dificuldades, inclusive o seu pai Trywell (Chiwetel Ejiofor) não acreditava que a ideia daria certo. O jovem engenheiro persistiu e desenvolveu um moinho de vento capaz de bombear água. A criação ajudou toda a comunidade.
Lições do filme “O menino que descobriu o vento” | carreira
Foto: reprodução.
Não abrir mão do conhecimento
A falta de pagamento à escola impossibilitou William de frequentar as aulas, mas não o impediu de continuar a estudar. O jovem tinha foco, não deixou de dar importância aos estudos e mais: acreditou que o conhecimento pode promover algo capaz de salvar ele e todo o seu vilarejo da fome.
Persistência em meio a desafios
O jovem africano não abandonou a ideia mesmo diante dos desafios que enfrentou. Com poucos recursos, frequentava o ferro-velho e procurava peças para o seu projeto. Além disso, seu próprio pai não acreditou nele, sofreu humilhação dos colegas de classe e foi expulso da escola. Mesmo assim, persistiu.
Coragem para continuar e acreditar em si mesmo
E, por falar em persistência, outra lição do filme “O menino que descobriu o vento” para a carreira profissional, é ter coragem diante dos desafios. As circunstâncias não impediram que o jovem lutasse contra tudo para manter o projeto de pé. Ele acreditou em si mesmo e não deixou os fatores externos o atingirem.