Nenhum sucesso significativo foi conquistado sem um bom trabalho de equipe. A sinergia entre colaboradores é importante para empresários, funcionários, profissionais liberais e qualquer outro trabalhador. É com base no alinhamento e na união que os esforços potencializam uns aos outros. Como em um cabo de guerra, em uma empresa todos devem fazer força em uma mesma direção, para que ela seja mais forte e competitiva.
Feita essa primeira reflexão, considere que trabalhar em equipe é um requisito importante e muito considerado por diversas organizações que valorizam essa habilidade. Siga com a leitura e aproveite as dicas abaixo.
1. Aceite as ideias do grupo
É muito mais fácil se entusiasmar com as nossas próprias ideias, do que com as dos outros. Contudo, precisamos estar abertos e enxergar o ponto de vista das outras pessoas, pois todos têm algo a agregar. Quando os membros da equipe se mostram receptivos para visões diferentes, o time se mostra muito mais criativo e dinâmico.
Pessoalmente, além de nos ensinar muito, essa boa vontade em ouvir nossos colegas também ajuda no relacionamento e faz com que você seja convidado a participar de novos projetos e iniciativas. Basicamente, as pessoas vão confiar mais em você quando precisarem de alguém para apoiá-las e ajudá-las em suas ideias. A confiança é fundamental no trabalho em equipe!
2. Seja paciente e empático
Todos temos dificuldades, como conciliar trabalho e estudo, conseguir a independência financeira e executar atividades novas, por exemplo. Além disso, reagimos de forma muito particular aos nossos problemas.
A questão é que nunca sabemos das dificuldades pelas quais as outras pessoas passam, do mesmo modo que desconhecemos porque reagem de um modo ou outro frente a uma situação. Uma história que ilustra muito bem isso é a de um pai que viaja com os filhos no trem. Ele parece negligente com as crianças que, apesar de fazerem uma grande bagunça, não são repreendidas por isso.
Ao ser indagado, ele pede desculpas e diz que estão voltando do enterro da mãe das crianças, confessando que não sabe como agir, tão pouco como deveria se portar diante da reação dos filhos ao ocorrido.
Trabalhar em equipe é dar apoio nos momentos mais adversos, com paciência em relação às pessoas e à nossa carreira.
3. Seja participativo
Em tempos de home office pode ser mais difícil atuar com a empatia exigida, de forma presente e participativa, mas essa característica continua sendo fundamental. Talvez até mais do que seria em outras situações. Quanto mais natural e relevante for a sua participação, melhor será o resultado.
Isso significa que não basta se voluntariar todas as vezes que conseguir ou sempre que surgir uma oportunidade, mas que sua participação precisa ter qualidade. Para o trabalho em equipe, o colaborador que observa com atenção e participa com intervenções úteis é muito mais valorizado do que o que sempre interfere sem motivo.
4. Respeite as diferenças
Basta uma rápida comparação entre diferentes resultados de mapeamento de competências para notar as diferenças que existem entre cada indivíduo, mas elas não estão apenas nos resultados. Cada vez mais, as empresas percebem a necessidade de contratar pessoas de diferentes perfis, pois isso ajuda na criatividade e na eficiência. Não se pode pensar em trabalho em equipe sem se ajustar a isso.
É muito comum que seus colegas de trabalho tenham hábitos, costumes e pensamentos diferentes dos seus, e é preciso respeitá-los.
5. Tenha cuidado com a crítica
Transmitir feedbacks é fundamental no trabalho em equipe e para que cada um de nós possa avaliar nossos pontos positivos e negativos, mas isso precisa ser feito de forma profissional.
Os positivos, que informam sobre motivos de elogio, são preferíveis, mas os negativos também são necessários, desde que usados corretamente. A crítica deve ser voltada para procedimentos, comportamentos e atitudes que, comprovadamente (com base em indicadores), não funcionam, e nunca devem ser direcionada para as pessoas.
6. Seja comprometido com a empresa
Em uma empresa bem estruturada, na qual a missão esteja bem definida e clara, ao mesmo tempo em que a equipe se encontra engajada, os colaboradores trabalham unidos em torno de um propósito em comum.
Desse ponto de vista, existe uma interdependência entre todos. Quando um profissional não corresponde às expectativas e não mostra comprometimento, ele sobrecarrega o trabalho dos outros. Por isso, é necessário estar comprometido e se esforçar sempre para entregar o seu melhor.
Com essas dicas vai ficar mais fácil trabalhar em equipe, mas temos uma última observação para fazer para você: todas as sugestões dependem de saber ouvir, seja o que dizem os colegas, seja o que a empresa informa como missão, seja no relacionamento com os parceiros do negócio.
ENS