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7 Áreas Do Marketing Digital: O Que Faz O Profissional Especializado?

A transformação já vinha ocorrendo. Porém, ficou nítida a importância desse segmento com a pandemia de Covid-19. Nesse cenário, o ambiente digital nunca foi tão relevante, estratégico e competitivo.

Por isso, se você tem interesse pelo campo do marketing digital, vale conhecer suas principais frentes de trabalho. Aqui, a gente vai explicar melhor as áreas que estão em alta e o que fazem os profissionais que atuam no setor. Veja só!

Para começar, o que é marketing digital?

Bem, antes de entrar de cabeça nas áreas do marketing digital, vale a pena entender melhor o que ele é de fato. Embora muita gente pense em publicidade, é mais que isso, viu? Trata-se de um conjunto de atividades executadas online pra atrair novos clientes e negócios.

Além disso, marketing digital é uma forma de criar relacionamentos e desenvolver uma identidade e autoridade de marca. Quer um resumo? Tá aí: é uma estratégia de marketing pra promover produtos ou empresas por meio das mídias digitais.

Por aqui, entra muita coisa. Você deve ter pensado em redes sociais, por exemplo, ou em sites e lojas virtuais. Mas as áreas do marketing digital vão adiante! A gente pode mencionar inúmeras estratégias que moldam o mercado, como:

  • inbound marketing;
  • marketing de conteúdo;
  • redes sociais;
  • e-mail marketing;
  • otimização para mecanismos de busca (SEO);
  • marketing em motores de busca (SEM);
  • otimização de conversão (CRO);
  • publicidade online;
  • marketing de afiliados;
  • gestão de leads;
  • automação de marketing etc.

E quais são as principais áreas do marketing digital?

De início, você viu o que é marketing digital. Também acabou de conferir uma lista robusta de estratégias envolvidas nesse modelo. Mas, como trabalhar nesse segmento? Como se preparar e quais áreas estão em alta?

Vale explicar que várias das estratégias mencionadas aparecem em mais de uma das áreas do marketing digital. A seguir, você confere quais são elas e suas características mais relevantes!

1. Inbound marketing

Se antes o marketing tradicional atingia a massa de uma única vez, agora o caminho é contrário. Atualmente, a gente vê muitas estratégias de marketing de atração — ou inbound marketing. E essa hoje é uma das principais áreas do marketing digital!

A ideia é que você gere novas oportunidades de negócios atraindo as pessoas. Mas, como assim? Bem, a abordagem é toda estruturada pra que o consumidor em potencial tome a decisão sozinho. Com as ações empenhadas, ele será convencido de alguma forma a optar ou não por aquele produto, serviço ou marca.

2. Estratégia de SEO

Quem trabalha com inbound marketing bebe muito nessa fonte. Afinal de contas, o SEO é o jeito mais inteligente hoje de atrair o cliente certo. Isso porque ele usa os mecanismos de busca pra responder suas dúvidas, anseios e problemas.

Nesse sentido, essa área do marketing digital planeja estrategicamente seus conteúdos. Dessa maneira, eles serão otimizados exatamente como os motores de busca funcionam. Assim, consegue-se posicionamento orgânico e mais tráfego. Logo, também são gerados mais leads (potenciais clientes). E, claro, mais oportunidades de negócios e vendas.

3. Mídias sociais

Esse campo é focado em redes sociais. E é um dos mais promissores hoje, sabia? Isso significa um mercado aquecido, cheinho de oportunidades. Afinal, essas mídias fortalecem as estratégias das mais variadas áreas do marketing digital.

Os profissionais de sucesso encarregados desse tipo de marketing não só criam ações voltadas pra esse meio. Eles também monitoram e acompanham a rede constantemente. Tudo isso porque as marcas e empresas vão aonde seus públicos estão, certo?

Além de planejar e mensurar, também há uma boa dose de criação. Por isso, é comum a gente ver vagas de analista de mídia social que pede conhecimento em design gráfico, por exemplo. Mas não é só isso! Conhecer um pouco de cada área do marketing é fundamental.

4. Marketing de Conteúdo

Outro segmento em alta no inbound marketing é o de conteúdo. De fato, nunca se viu tanto material consumido pela internet. Por isso, as plataformas digitais estão repletas de informações distribuídas pra inúmeros públicos segmentados.

Acontece que o marketing pensa estrategicamente em cada conteúdo. Dessa forma, o material pode gerar autoridade no assunto, mas, também, atrair os clientes. Portanto, se você gosta de escrever, revisar, traduzir ou criar de outras formas, o marketing de conteúdo é uma área muito interessante.

5. SEO e SEM

A gente falou deles lá em cima, lembra? Então, eles são dois conceitos de peso nas áreas do marketing digital. Assim, são mais ligados a métricas, relatórios, técnicas e ferramentas. Enfim, é o lado do conteúdo prontinho que ninguém vê!

É claro que existem vários motores de busca. Entretanto, grande parte do mercado se baseia no funcionamento do Google. Daí é possível criar conteúdos cada vez mais específicos para as buscas das pessoas. O objetivo é conquistar as primeiras posições ou até mesmo a posição zero, conhecida como snippet.

6. Growth Hacking

Entre as áreas do marketing digital está o Growth Hacking. Trata-se de um setor bem específico que lida com métricas, relatórios e ações. Aqui, a principal meta é planejar cuidadosamente cada etapa do funil de growth. Ou seja, do crescimento da empresa.

Portanto, os profissionais que se dedicam à área executam experimentos e testes A/B. Isso significa que tentam validar hipóteses levantadas com base nas informações do próprio plano de negócio. Assim, é uma função muito estratégica, altamente baseada em dados.

7. Tráfego pago

Ainda que muitas ações das áreas do marketing digital foquem no lado orgânico, existe a publicidade paga. Dessa maneira, os profissionais elaboram estratégias de tráfego pago. Isso porque são medidas que trazem resultados rápidos e que até impulsionam a interação orgânica.

Nesse contexto, é comum conhecer o funcionamento do Google Ads, por exemplo. Aqui, também entram outras ferramentas de plataformas que oferecem mídia paga, postagens patrocinadas etc. É comum lidar com recursos de automação pra ajudar a monitorar os resultados e aplicar métricas.

Se você chegou até aqui, é porque tem um interesse grande em trabalhar com marketing digital, certo? Mas, embora seja uma tendência em crescimento acelerado, com um mercado aquecido, não dá pra contar com a sorte.

Nesse cenário repleto de oportunidades, com diversas áreas do marketing digital, é preciso se preparar. Vale muito a pena investir em capacitação contínua, para além da graduação, por exemplo. Isso porque novas ferramentas e estratégias surgem a todo momento.

Quer ter potencial competitivo pra encarar esse mercado cheio de áreas bacanas pra se trabalhar com marketing?

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