Afinal, são as pessoas que trazem os resultados. Por mais que o planejamento estratégico, a tecnologia, o ambiente organizacional e a liderança sejam usados para levar os colaboradores adiante, existem muitos fatores a serem levados em consideração.
Neste post, você vai entender o que motiva o comportamento humano, além de algumas dicas de como manter sua equipe engajada e produtiva.
Pessoas x Organizações
Por mais que existam regras, normas e uma estrutura dentro das empresas, nenhuma organização vai moldar o modo de agir de seus colaboradores com isso.
É importante saber que há outros pontos – muito mais determinantes – que podem interferir no comportamento humano nas organizações.
Acontecimentos tanto nos ambientes internos como externos trazem 2
suas influências. Assim, eles acabam gerando comportamentos que podem desviar as pessoas dos objetivos traçados.
É por isso que os gestores e líderes precisam trabalhar com uma meta em mente: fazer as relações entre pessoas dentro da empresa serem as mais harmoniosas possíveis.
Só assim será viável melhorar o desempenho dos profissionais de acordo com os objetivos da organização.
Vamos apresentar, agora, o que determina o comportamento humano nas organizações. Além disso, confira 3 dicas práticas para melhorar o desempenho dos seus times.
Por que os gestores precisam conhecer mais sobre o comportamento humano nas organizações?
O estudo do comportamento humano nas organizações ajuda a aumentar nossa capacidade de entender a forma de agir de cada uma das pessoas.
Seja em particular ou em um grupo na empresa, cada comportamento pode afetar o resultado de todo um conjunto.
Entendendo esses modelos de comportamento organizacional, você conseguirá criar estratégias para fazer com que os colaboradores atuem da maneira certa em determinadas situações.
Para o líder da empresa, é fundamental fornecer a todos um ambiente para o sucesso de cada um, o que reflete diretamente no sucesso do negócio.
Por isso, um gestor precisa se dedicar a melhoria do ambiente de trabalho. Para isso, conhecer melhor o comportamento de cada pessoa pode ser uma ajuda fantástica.
O que determina o comportamento humano nas organizações?
Talvez você já tenha ouvido falar na pirâmide de Maslow. Como essa é uma teoria sobre o comportamento humano nas organizações já muito conhecida, preferimos trazer algo diferente.
Mas se você não conhece a teoria de Maslow, pode ver mais sobre ela aqui. Confira também esta ilustração com um resumo da teoria:
Mesmo com essas necessidades apontadas por Maslow em nossa mente, fica a pergunta: o que determina a forma como cada indivíduo age?
Na prática, existem 3 fatores que são os principais responsáveis por determinar os comportamentos.
Os 3 fatores que influenciam o comportamento humano nas organizações:
- Valores: são a crenças e os aprendizados adquiridos ao longo do tempo. Esses fatores são determinantes para as atitudes dos indivíduos na sociedade;
- Motivos: o que motiva cada indivíduo? Quais as necessidades que consideram mais importantes? São as respostas a essas perguntas que movem as pessoas e justificam seus comportamentos;
- Modelos mentais: cada pessoa constrói um significado diferente para cada experiência. Apesar de duas pessoas passarem por uma mesma situação, elas têm reflexos diferentes sobre elas. Essa é a ideia passada pelos modelos mentais, que podem ser definidos como a base da experiência ou da cultura pessoal de cada um.
3 dicas para melhorar o desempenho da sua equipe
Você viu os fatores que influenciam o comportamento humano nas organizações. Veja agora algumas dicas práticas.
1- Mostrar a importância de ouvir os outros
Ninguém é igual ao outro. Tem ideias iguais. Mas, para evoluir e aprender, é fundamental saber ouvir os outros e conhecer diferentes pontos de vista.
Dizer o que pensa sobre determinado assunto deve permitir a troca de ideias. Mas para que isso funcione, é preciso também ouvir o que o outro tem a dizer.
Por isso, é fundamental que os gestores implementem práticas que mostrem a real importância de ouvir os outros.
Uma maneira de fazer isso é usando softwares que promovem a comunicação interna, como o badalado Slack.
Outra, é a utilização de dinâmicas de grupo. Essa pode ser uma saída interessante que vai aproximar as pessoas.
2- Manter o foco nos resultados
Em meio a tanta informação circulando nas empresas, fica difícil focar no que realmente é importante.
As metas e objetivos podem ficar fora do radar das pessoas se os resultados das atividades realizadas não forem devidamente divulgados.
Por isso, um líder deve sempre ajudar a melhorar a integração da sua equipe desenvolvendo reuniões onde compartilha o andamento dos projetos, seus resultados e o desempenho de cada um.
Uma forma de compartilhar informações com eficiência na empresa é a gestão à vista. Você conhece? Saiba o que colocar no quadro de gestão à vista em função de seus objetivos estratégicos
3- Alternar as funções dos colaboradores
Depois de um tempo, a falta de novos desafios parece ser algo inevitável para os colaboradores dentro das empresas. O comportamento humano nas organizações mostra, ao longo dos anos, que passar muito tempo na mesma função pode gerar vários problemas. E a falta de motivação é um deles.
É difícil encontrar pessoas na casa dos 30 anos que estão desde o começo da carreira profissional na mesma posição. A necessidade de mudança é algo real. Por isso, as empresas precisam começar a mudar a forma como distribuem as atribuições.
Assim, fazendo a rotação de tarefas em um time, é possível despertar novas ideias e a criatividade, pontos determinantes para aumentar o desempenho de qualquer equipe.
A criatividade é sempre a mais afetada quando se passa muito tempo com as mesmas atribuições. Ao passar por uma mudança, ela volta a aparecer, sendo um ponto positivo não só para a empresa ou para o negócio, mas para o próprio profissional.
Siteware