Posturas inadequadas podem impedir o seu crescimento profissional
Construir uma carreira de sucesso é o desejo da maioria, principalmente de jovens universitários que estão começando em sua primeira vaga de Estágio ou Trainee e buscam conhecimento e ascensão profissional. O perfil faz toda diferença na hora de conseguir uma oportunidade e permanecer nela, afinal, todo mundo busca crescer na empresa em que trabalha.
Construir uma boa imagem certamente te ajudará a ter credibilidade dentro da organização e alcançar maiores posições. Para isso, é necessário ter bom senso e prestar atenção em atitudes e hábitos comuns que não são adequados, que pode até parecer inofensivos, mas são altamente prejudiciais para a sua carreira. Confira algumas atitudes negativas que podem prejudicar o seu desenvolvimento profissional:
1 – Trabalhar sem um objetivo maior
Muitas pessoas trabalham apenas pelo salário para pagar as contas, o que faz com que não saibam aonde quer chegar profissionalmente. É preciso olhar para o que é importante para você, eleger prioridades e montar um plano de desenvolvimento profissional. Para ter uma carreira de sucesso, é preciso ter expectativas elevadas e trabalhar para alcançá-las.
2 – Não desenvolver seu autoconhecimento
Conhecer bem suas emoções e suas lacunas técnicas e comportamentais ajuda a evitar situações extremas, como se deixar levar por emoções primárias, como raiva, inveja, angustia e frustrações. O autoconhecimento é fundamental para identificar esses sentimentos, além de ajudar a conhecer seus valores para saber o que gera ou não motivação para você.
3 – Evitar feedback
O hábito de evitar o feedback de chefes e colegas de equipe pode estagnar o seu desenvolvimento na carreira, além de não ser bem visto. A crítica construtiva é uma das melhores formas de reavaliar o que está sendo feito de errado para tentar corrigir. Aproveite a oportunidade para crescer na carreira e escute o que o seu time tem a falar sobre o seu trabalho.
5 hábitos negativos para evitar no ambiente de trabalho
4 – Falta de proatividade
Essa atitude negativa faz que o profissional fique estacionado no mesmo lugar por anos e anos, esperando que qualquer coisa apareça, sem esforço. Para mudar essa postura, é preciso identificar a razão da falta de proatividade, se é por insegurança, por exemplo. Depois de descobrir os motivos, é preciso tentar resolvê-los para, em seguida, trabalhar a questão da proatividade.
5 – Não saber trabalhar em equipe
Saber trabalhar em equipe é fundamental para ter bons relacionamentos e resultados dentro de uma empresa. Quando você e seus colegas trabalham juntos em um projeto, estão sendo avaliados também pelo trabalho individual e pelo resultado final, que só pode ser conquistado com a parceria e colaboração de todo o time. Isso inclui ser comprometido com prazos, saber escutar, ter paciência e respeito. Ser um bom parceiro para os seus colegas de trabalho aumentam as suas chances de promoção e de recomendação.