No dia 13 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Rock, mas acreditem, essa data não tem nada de “mundial”, o Dia Mundial do Rock até onde sabemos é comemorado apenas aqui no Brasil.
Toda essa história começou em 13 de julho de 1985, durante o Festival Live Aid, que aconteceu simultaneamente em Londres e Estados Unidos com objetivo principal de arrecadar fundos para acabar com a fome na Etiópia.
Na época, o evento foi também a maior transmissão em larga escala por satélite e televisão de todos os tempos, resultando em mais de 1,5 bilhão de espectadores.
Contando com as participações de nomes como Mick Jagger e Keith Richards, U2, David Bowie, Madonna, Duran Duran, Queen, Bob Dylan, Black Sabbath, Led Zeppelin, Judas Priest e Phill Collins (ex-membro da banda de rock Genesis) o fato é que Phill Collins se empolgou tanto que resolveu declarar que aquele dia deveria ser considerado o “Dia mundial do Rock”, mas sua ideia não pegou como ele imaginava e então a coisa ficou por isso mesmo.
O “Dia Mundial do Rock”, começou a ser celebrada e comemorada realmente no Brasil em 1987, quando duas rádios paulistas dedicadas ao rock a 97 FM da cidade de Santo André (ABC Paulista) e a 89 FM (capital) resolveram começar a mencionar o episódio de Phill Collins e a comemorar essa data em suas programações. A celebração foi amplamente aceita pelos seus ouvintes e em poucos anos, passou a ser popularmente reconhecido em todo o Brasil como o “Dia Mundial do Rock”.
Por: Ronaldo Marques – presidente da Associação Cultural Rock do Paraná
Fato Maringá